Um homem de 28 anos foi preso ao tentar transportar aproximadamente 10 quilos de entorpecentes de Coari (a 363 quilômetros de Manaus) para a capital amazonense. A prisão ocorreu com o apoio dos cães farejadores Havana e Athena, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
A abordagem aconteceu por volta das 20h15, na embarcação Sumaúma (ferryboat), que havia saído de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus) com destino à capital. Durante a inspeção, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), os cães policiais identificaram a presença da droga nas malas do suspeito, que foi imediatamente detido.
Apreensão e prejuízo ao tráfico
Foram encontrados cerca de 1,2 quilos de cocaína e 8,2 quilos de pasta-base de cocaína. A substância foi analisada e confirmada por peritos do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC).
Com a apreensão, a SSP-AM estima ter causado um prejuízo superior a R$ 500 mil ao crime organizado. O suspeito foi conduzido à Polícia Civil (PC-AM), que opera na Base Arpão, e autuado pelo crime de tráfico de drogas.
Reforço no combate ao narcotráfico
Nos últimos 25 dias, operações realizadas pelas Forças de Segurança na Base Arpão resultaram na apreensão de aproximadamente 300 quilos de drogas, incluindo cocaína, maconha do tipo skunk e pasta-base de cocaína. Além disso, 11 pessoas foram presas pelo crime de tráfico de drogas.
A SSP-AM segue intensificando as ações para coibir o transporte de entorpecentes pelos rios da região, reforçando a segurança e o combate ao crime organizado no estado.