Na última quinta-feira (13), por volta das 11h, o Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas prendeu um homem de 36 anos em flagrante por maus-tratos a animais.
A prisão ocorreu após uma denúncia anônima recebida pelo Centro de Comunicações Operacionais Policiais Militares (CECOPOM), na Rua Charlote, bairro Riacho Doce, zona Norte.
Ao chegar ao local, a viatura encontrou um cachorro morto em frente à residência do suspeito. O homem afirmou que o animal não era seu e que alguém o havia abandonado na calçada. Contudo, a situação dentro da casa era alarmante. A polícia encontrou outro cachorro em estado grave, debilitado e com sinais claros de maus-tratos e doenças.
A perícia da Polícia Civil esteve no local e confirmou as péssimas condições do animal e enquadrou o caso no Artigo 32 da Lei 9.605/98, a Lei de Crimes Ambientais. O suspeito foi detido e levado à Delegacia Especializada em Meio Ambiente (DEMA).
As investigações sobre a morte do cachorro encontrado na rua continuam. As autoridades enfatizam a importância de denunciar crimes contra os animais.