26.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024
BrasilDestaques

Homem que chutou cachorros da irmã de Zanin é absolvido

Foto: Divulgação

A Justiça de São Paulo absolveu o homem que deu pontapés nos cachorros da advogada Caroline Zanin Martins, irmã do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), em outubro deste ano.

O representante comercial Rogério Cardoso Júnior foi absolvido das acusações de lesão corporal dolosa e maus-tratos aos animais. A absolvição foi sumária, ou seja, a Justiça reconheceu que ele não é culpado e encerrou o processo.

A juíza Isaura Cristina Barreira, da 30ª Vara Criminal de São Paulo, concluiu que o homem reagiu para evitar um ataque dos cachorros, da raça corgi, e que não houve agressões à Caroline.

Para a magistrada, a conduta do representante comercial está amparada pelo “estado de necessidade” – quando alguém incorre em uma conduta ilícita para se salvar de uma situação de perigo.

– Não se trata de acobertar a conduta do réu, mas sim de avaliar que a situação fática não se enquadra como ilícito penal quando muito em um ilícito civil – escreveu a magistrada.

A juíza decidiu com base em imagens de câmeras de segurança recuperadas pela Polícia Civil. Ela afirma que, pelas filmagens, fica claro que os cachorros puxaram a bermuda de Rogério ao cruzarem com o representante comercial pela primeira vez. Ele seguiu caminhando e, ao encontrar novamente com os cães, deu pontapés para afastá-los.

A decisão afirma que o homem “se antecipou”, porque percebeu a “projeção de ataque” dos animais. A juíza também afirma que Caroline foi “negligente” porque a coleira estava frouxa e que ela “não teve nenhum cuidado” para conter os cachorros.

Leia mais

Polícia busca jovem desaparecido no bairro Compensa

Marcilon Souza

Policial que atirou em mulher é solto após audiência de custódia

Marcilon Souza

Porto privativo oferece novas oportunidades de emprego em Manaus

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais