O Hospital Federal de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio da Janeiro, atingido por um incêndio na manhã desta terça-feira (27), confirmou a segunda morte na unidade. De acordo com o hospital, a vítima era uma paciente de 83 anos que estava internado em estado grave com infecção no pulmão e também com Covid-19.
Mais cedo, o hospital falou sobre a primeira vítima e informou que era uma paciente que morreu durante a transferência para outra unidade de saúde por conta do fogo. A mulher, que tinha 42 anos, estava com Covid-19.
De acordo com o hospital, as chamas iniciaram por volta de 9h40 e foram controladas às 11h30. Apesar disso, equipes ainda trabalham no rescaldo e por volta das 12h50 ainda saía fumaça negra das instalações. Segundo o porta-voz da corporação, Lauro Botto, o Prédio 1 “estava todo comprometido com chamas e fumaça”.
O Hospital Federal de Bonsucesso, que fica às margens da Avenida Brasil, é a maior unidade de saúde do estado do Rio de Janeiro em volume de atendimentos. Cerca de duas mil pessoas circulam pelas alas todos os dias, segundo a assessoria de imprensa.
Desde o ano passado, houve ao menos um incêndio de grandes proporções e outros três princípios de incêndio em hospitais do Rio, além do caso desta terça-feira. Em setembro de 2019, um incêndio atingiu o Hospital Badim, no Maracanã, Zona Norte do Rio, e causou a morte de 25 pacientes.