25 de novembro de 2025
DestaquesPolítica

Hugo Motta rompe relação institucional com Lindbergh Farias e amplia crise política na Câmara

Pedro Ladeira-1º.out.25/Folhapress

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), confirmou o rompimento da relação institucional com o líder do PT na Casa, Lindbergh Farias (RJ). A decisão dessa segunda-feira (24) ocorre após semanas de tensão.

De acordo com lideranças da Casa, episódios recentes na articulação política ampliaram o desgaste entre os parlamentares. Entre os fatores citados está a escolha de Motta em indicar Guilherme Derrite para conduzir o texto e negociar o PL antifacções, originalmente enviado pelo governo Lula. A decisão irritou petistas e acentuou o clima de conflito.

Além disso, pessoas próximas ao presidente da Câmara afirmam que ele também se mostrou insatisfeito com uma suposta campanha contra sua imagem nas redes sociais. A articulação teria vindo de influenciadores ligados ao PT. Motta atribuiu a ofensiva ao líder petista.

Lindbergh reagiu publicamente:
“Se há uma crise de confiança, isso tem mais a ver com as escolhas que o próprio Hugo Motta tem feito. Ele que assuma as responsabilidades por suas ações”, escreveu o deputado.

Lideranças avaliam que o afastamento pode afetar diretamente a votação de pautas de interesse do governo, que já enfrenta fragilidade numérica na Câmara. Um dos temas sensíveis é a possível retomada do debate sobre anistia aos condenados pelo 8 de janeiro, reacendido após a prisão preventiva de Jair Bolsonaro.

Ademais, a crise ocorre em meio a outra tensão, desta vez entre o Planalto e o Senado. A indicação de Jorge Messias ao STF desagrada Davi Alcolumbre, enquanto o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, se sente escanteado. Diante do cenário, aliados cogitam substituir uma das principais lideranças do governo no Senado, Jaques Wagner (PT).

 

Leia mais

Amigo diz que Schumacher não voltará a aparecer em público

Matheus Valadares

Justiça condena Nikolas Ferreira a pagar R$ 40 mil por transfobia contra mulher transexual

Matheus Valadares

Policial disfarçado de mototaxista prende homem que ameaçou a própria mãe em Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!