26.3 C
Manaus
23 de julho de 2025
DestaquesPolítica

Hugo Motta suspende reuniões de comissões na Câmara e afeta apoios a Bolsonaro

A suspensão ocorre no mesmo momento em que deputados aliados de Bolsonaro tentavam pressionar o retorno das atividades legislativas.

Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados. Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), suspendeu nesta terça-feira (22) todas as reuniões de comissões da Casa até o fim do recesso informal. A decisão saiu no Diário Oficial da Câmara e impacta diretamente dois colegiados controlados por parlamentares do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Primeiramente, as comissões de Segurança Pública e de Relações Internacionais tinham sessões marcadas para esta terça. Na pauta, estavam moções de apoio, solidariedade e louvor a Jair Bolsonaro. Ambas são lideradas por aliados do ex-presidente: Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Filipe Barros (PL-PR).

Obras na Câmara justificam a decisão

Ademais, a justificativa oficial para a suspensão envolve reformas no Anexo 2 da Câmara. Os corredores que abrigam as comissões passam por obras estruturais, como a troca do piso por granito preto e a instalação de painéis de madeira. Portanto, a previsão de entrega é anterior à retomada formal das atividades legislativas.

Decisão contraria mobilização bolsonarista

A suspensão ocorre no mesmo momento em que deputados aliados de Bolsonaro tentavam pressionar o retorno das atividades legislativas. O objetivo era reagir às ações do ministro Alexandre de Moraes, do STF, contra o ex-presidente. Vale lembrar que, na última sexta-feira, Hugo Motta já havia reforçado a validade do recesso até 4 de agosto.

Leia mais

Defensoria Pública do Amazonas acompanha caso de estupros contra reeducanda indígena

Central de Jornalismo

Apex critica tarifaço dos EUA e anuncia apoio à exportação de cooperativas

Matheus Valadares

Oruam se entrega à polícia após nova operação no Rio de Janeiro

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!