25.3 C
Manaus
23 de novembro de 2024
AmazonasDestaques

Ibama denuncia lixão a céu aberto e garimpo ilegal em Japurá

Foto: Reprodução Instagram @joelaraujo_

Na sua avaliação a alta renda per capta do município, advinda em grande parte do garimpo ilegal, não se reverte em melhorias ambientais como exemplo temos a situação de ausência de gestão dos resíduos o que provocou o surgimento do lixão à céu aberto; e sociais como a violência, exploração do trabalhador, IDH de 0,522, baixo se comparado com outras municípios da região, crianças fora da escola e saúde precária.

Os municípios pequenos geram mais resíduos orgânicos o que pode ser revertido em favor da agricultura familiar através da compostagem e isso, segundo ele, viria a ajudar até na alimentação saudável das crianças nas escolas, defende.

Segundo o Analista Ambiental, o lixão de Japurá é “espraiado”, distribuído por várias pequenas áreas e no vídeo publicado em anexo pode ser observado muitas sacolas plásticas. Um problema comum nos municípios do Amazonas.

“Fazer a correta gestão dos resíduos não deveria ser um problema. A solução já existe na literatura e exemplos pelo mundo. No Brasil, a Política Nacional dos Resíduos Sólidos nos apresentou a Gestão Integrada”, disse o Analista Ambiental, Atualmente respondendo pela Superintendência do IBAMA-AM.

A questão dos lixões têm sido objeto de denúncias há mais de um mês. Já foram publicadas situações dos lixões de Parintins, Tefé e Autazes.

Leia mais

Polícia procura por homem suspeito de ameaçar e divulgar imagens íntimas da ex-namorada no AM

Marcilon Souza

Criminoso encapuzado rouba dois estudantes na Zona Norte de Manaus

Marcilon Souza

Motorista de APP fica ferido após acidente em avenida de Manaus

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais