28 de janeiro de 2026
DestaquesEconomia

Ibovespa atinge 148 mil pontos e dólar cai pela terceira vez seguida

Apesar das pressões externas, a Bolsa de Valores brasileira (B3) registrou um novo recorde histórico nesta quarta-feira (29). O Ibovespa fechou em 148.633 pontos, com alta de 0,82%, superando pela primeira vez a marca dos 148 mil pontos. Durante a tarde, o índice chegou a ultrapassar os 149 mil pontos, mas perdeu força após o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell.

No mercado de câmbio, o dólar comercial encerrou o dia vendido a R$ 5,358, com leve queda de 0,03%. A moeda chegou a recuar para R$ 5,33 ao meio-dia, mas reduziu as perdas perto do fechamento, também em reação às declarações de Powell.

O dólar está no menor valor desde 8 de outubro. Mesmo assim, acumula alta de 0,69% em outubro, e queda de 13,28% em 2025.

O Fed confirmou o corte de 0,25 ponto percentual nos juros básicos dos Estados Unidos, como esperado pelo mercado. No entanto, Powell destacou que a trajetória de novos cortes ainda é incerta, afirmando que a política monetária norte-americana segue “imprevisível”.

Ainda assim, a expectativa positiva com a reunião entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, animou os investidores. A perspectiva de redução nas tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo beneficia países exportadores de commodities, como o Brasil, o que ajudou o Ibovespa a renovar suas máximas.

 

Leia mais

VEJA: Homem é encontrado decapitado no interior do Amazonas

Matheus Valadares

Chuvas intensas elevam risco de doenças no Amazonas e FVS alerta

Matheus Valadares

Apresentadora é furtada e Zezé Di Camargo ironiza: “para tomar uma cervejinha”

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!