25.3 C
Manaus
23 de novembro de 2024
DestaquesMundo

Idosa romena usa pedra que vale R$ 6,4 milhões como peso de porta

(Foto: Divulgação/Museu Provincial de Buzau)

Uma senhorinha romena vivia no vilarejo de Colti, no sudeste do país, quando encontrou uma pedra avermelhada no leito de um riacho local. O item com 3,5 kg acabou aproveitado por ela como aparador de porta na casa onde morava. No entanto, após a morte da idosa, em 1991, o item chamou a atenção de uma herdeira da mulher, que considerou a hipótese de se tratar de algo precioso.

Conforme reportado pela versão em inglês do jornal El País, ela então vendeu a pedra ao estado romeno, que a encaminhou para análise de especialistas do Museu de História de Cracóvia, na Polônia, onde ela foi classificada como uma das maiores pepitas de âmbar já encontradas.

Atualmente, ela é avaliada em aproximadamente 1 milhão de Euros — valor equivalente a R$ 6.253.831,61, na cotação atual — e faz parte do acervo do Museu do Condado de Buzau, na própria Romênia.

No entanto, em declaração ao El País, Daniel Costache, diretor da instituição, acredita que a pedra possua valor incalculável: “A descoberta dela representa um grande significado tanto ao nível científico quanto ao nível museológico”, avaliou.

Valor que curiosamente não foi ignorado apenas pela antiga proprietária, mas também por ladrões que invadiram a casa da idosa, quando a pedra de âmbar ainda estava por lá. “Na busca frenética por objetos de valor, eles ignoraram o verdadeiro tesouro”, contaram parentes da mulher.

Leia mais

Polícia procura por homem suspeito de ameaçar e divulgar imagens íntimas da ex-namorada no AM

Marcilon Souza

Criminoso encapuzado rouba dois estudantes na Zona Norte de Manaus

Marcilon Souza

Motorista de APP fica ferido após acidente em avenida de Manaus

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais