A Polícia Civil apresentou, nesta terça-feira (16), a prisão de quatro homens envolvidos no sequestro de um empresário de 74 anos, do ramo odontológico, e na extorsão de R$ 700 mil. O crime ocorreu na quarta-feira (10/09), na rua Gabriel Gonçalves, bairro Aleixo, zona sul de Manaus.
De acordo com o delegado Cícero Túlio, as investigações começaram após a vítima registrar a ocorrência na delegacia. O idoso relatou que o abordaram enquanto estava em seu veículo a caminho de casa. Sob ameaça, os sequestradores o levaram para um cativeiro localizado no bairro Compensa, zona oeste da cidade.
Ademais, o delegado detalhou que o sequestro foi planejado pelo filho adotivo da vítima, de 29 anos, que repassou informações sobre a rotina do pai aos demais envolvidos. Criado pelo empresário desde os seis meses de idade, o filho arquitetou a ação devido a seus vínculos com o tráfico de drogas.
Além disso, ele contou com a ajuda de um funcionário da empresa do pai, que também foi preso. O homem foi responsável por contratar os criminosos e fornecer informações sobre os horários e rotinas da vítima.
Como ocorreu o sequestro
Na quarta-feira (10), o grupo furtou um par de placas no bairro Dom Pedro e as utilizou para adulterar o veículo usado na ação criminosa. O carro foi alugado pelo homem de 23 anos, que dirigiu durante o sequestro. Ao adentrar um beco no bairro Aleixo, três dos envolvidos entraram no veículo da vítima, tornando-a refém e conduzindo-a até o cativeiro no bairro Compensa, onde permaneceu por aproximadamente 12 horas.
Durante o cativeiro, eles obrigaram a vítima a entregar seu celular e a mantiveram sob vigilância de um homem armado. Posteriormente, outro integrante retornou e informou que um moto-táxi aguardava a vítima para levá-la até seu carro. Desse modo, a Polícia Civil identificou os criminosos por meio de imagens capturadas nas proximidades do cativeiro e outras diligências.
Prisões e procurados
Os policiais localizaram o veículo com o auxílio do Cerco Eletrônico da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Consequentemente, isso permitiu a identificação da placa original.
Todavia, nas diligências realizadas em 11 de setembro, as autoridades prenderam dois suspeitos e um deles confessou a participação no crime. Na segunda-feira (15), a Polícia Civil capturou outros dois integrantes.
Os presos são:
- Arleson da Silva Pinheiro, 34 anos;
- João Kayb Damascena Martins, 33 anos;
- David Francisco Alves Sá, 29 anos, filho adotivo da vítima;
- Douglas Oliveira de Lima, 23 anos, conhecido como “Dodô Jogador”.
Ainda estão sendo procurados:
- José Rodrigues de Souza Júnior, 34 anos, especialista em sequestros;
- Normando Alves da Silva Neto, 33 anos, responsável por movimentar o dinheiro via contas de laranjas;
- Ruan da Silva Dabella, 27 anos, executor do crime e responsável pelo furto das placas usadas no veículo.
A Polícia Civil solicita qualquer informação sobre o paradeiro dos três procurados pelos números (92) 9118-9177, do Disque Denúncia do 1º DIP, ou pelo 181, da SSP-AM. As autoridade manterão o sigilo da identidade do denunciante.
Antecedentes criminais e detalhes adicionais
De acordo com as investigações, João Kayb já possuía passagens por tráfico de drogas, associação criminosa e porte ilegal de arma de uso restrito. Douglas também tinha histórico de envolvimento com tráfico. Parte do valor extorquido, estimado em mais de R$ 500 mil, sofreu desvio pelos suspeitos José Rodrigues e Normando. Eles possuem suposta ligação com o narcotraficante conhecido como “Playboy”, integrante de facção criminosa do Amazonas.
Procedimentos legais
Por fim, os quatro homens presos responderão pelos crimes de:
- Extorsão mediante privação de liberdade;
- Associação criminosa;
- Tráfico de drogas;
- Associação para o tráfico de drogas;
- Furto qualificado;
- Adulteração de sinal identificador de veículo automotor;
- Porte de munição de uso permitido.