31.3 C
Manaus
16 de setembro de 2025
DestaquesPolícia

Vídeo flagra momento em que idoso é sequestrado a mando do filho em Manaus

O filho arquitetou a ação devido a seus vínculos com o tráfico de drogas.

Divulgação/PC-AM

A Polícia Civil apresentou, nesta terça-feira (16), a prisão de quatro homens envolvidos no sequestro de um empresário de 74 anos, do ramo odontológico, e na extorsão de R$ 700 mil. O crime ocorreu na quarta-feira (10/09), na rua Gabriel Gonçalves, bairro Aleixo, zona sul de Manaus.

De acordo com o delegado Cícero Túlio, as investigações começaram após a vítima registrar a ocorrência na delegacia. O idoso relatou que o abordaram enquanto estava em seu veículo a caminho de casa. Sob ameaça, os sequestradores o levaram para um cativeiro localizado no bairro Compensa, zona oeste da cidade.

Ademais, o delegado detalhou que o sequestro foi planejado pelo filho adotivo da vítima, de 29 anos, que repassou informações sobre a rotina do pai aos demais envolvidos. Criado pelo empresário desde os seis meses de idade, o filho arquitetou a ação devido a seus vínculos com o tráfico de drogas.

Além disso, ele contou com a ajuda de um funcionário da empresa do pai, que também foi preso. O homem foi responsável por contratar os criminosos e fornecer informações sobre os horários e rotinas da vítima.

Como ocorreu o sequestro

Na quarta-feira (10), o grupo furtou um par de placas no bairro Dom Pedro e as utilizou para adulterar o veículo usado na ação criminosa. O carro foi alugado pelo homem de 23 anos, que dirigiu durante o sequestro. Ao adentrar um beco no bairro Aleixo, três dos envolvidos entraram no veículo da vítima, tornando-a refém e conduzindo-a até o cativeiro no bairro Compensa, onde permaneceu por aproximadamente 12 horas.

Durante o cativeiro, eles obrigaram a vítima a entregar seu celular e a mantiveram sob vigilância de um homem armado. Posteriormente, outro integrante retornou e informou que um moto-táxi aguardava a vítima para levá-la até seu carro. Desse modo, a Polícia Civil identificou os criminosos por meio de imagens capturadas nas proximidades do cativeiro e outras diligências.

Prisões e procurados

Os policiais localizaram o veículo com o auxílio do Cerco Eletrônico da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Consequentemente, isso permitiu a identificação da placa original.

Todavia, nas diligências realizadas em 11 de setembro, as autoridades prenderam dois suspeitos e um deles confessou a participação no crime. Na segunda-feira (15), a Polícia Civil capturou outros dois integrantes.

Os presos são:

  • Arleson da Silva Pinheiro, 34 anos;
  • João Kayb Damascena Martins, 33 anos;
  • David Francisco Alves Sá, 29 anos, filho adotivo da vítima;
  • Douglas Oliveira de Lima, 23 anos, conhecido como “Dodô Jogador”.

Ainda estão sendo procurados:

  • José Rodrigues de Souza Júnior, 34 anos, especialista em sequestros;
  • Normando Alves da Silva Neto, 33 anos, responsável por movimentar o dinheiro via contas de laranjas;
  • Ruan da Silva Dabella, 27 anos, executor do crime e responsável pelo furto das placas usadas no veículo.

A Polícia Civil solicita qualquer informação sobre o paradeiro dos três procurados pelos números (92) 9118-9177, do Disque Denúncia do 1º DIP, ou pelo 181, da SSP-AM. As autoridade manterão o sigilo da identidade do denunciante.

Antecedentes criminais e detalhes adicionais

De acordo com as investigações, João Kayb já possuía passagens por tráfico de drogas, associação criminosa e porte ilegal de arma de uso restrito. Douglas também tinha histórico de envolvimento com tráfico. Parte do valor extorquido, estimado em mais de R$ 500 mil, sofreu desvio pelos suspeitos José Rodrigues e Normando. Eles possuem suposta ligação com o narcotraficante conhecido como “Playboy”, integrante de facção criminosa do Amazonas.

Procedimentos legais

Por fim, os quatro homens presos responderão pelos crimes de:

  • Extorsão mediante privação de liberdade;
  • Associação criminosa;
  • Tráfico de drogas;
  • Associação para o tráfico de drogas;
  • Furto qualificado;
  • Adulteração de sinal identificador de veículo automotor;
  • Porte de munição de uso permitido.

 

 

Leia mais

Polícia Civil divulga imagens de duas pessoas desaparecidas em Manaus

Matheus Valadares

Manauara renova contrato do zagueiro Paulinho para temporada 2026

Matheus Valadares

Taxa de desemprego no Brasil cai para 5,6% em julho, menor desde 2012

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!