29.3 C
Manaus
22 de agosto de 2025
CidadeDestaques

Igarapés da zona Centro-Sul recebem dragagem

Cinco bairros recebem, desde o início de junho, o serviço da Prefeitura de Manaus de dragagem de igarapés, uma medida preventiva e que se tornou contínua na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto para a limpeza dos leitos e redução de transbordamento durante as chuvas. Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) se concentram, atualmente, em conjuntos dos bairros Chapada e Parque 10, na zona Centro-Sul.

A área do conjunto Aristocrático, bairro Chapada, zona Centro-Sul, é uma das que recebeu o também chamado desassoreamento, ou seja, a remoção de areia, sedimentos ou outros detritos acumulados no fundo do igarapé. O local estava comprometendo a vazão das águas pluviais em função do seu represamento e, consequentemente, causava o transbordamento e alagação de suas laterais.

“A obra é importante para aumentar o volume útil dos cursos de água. Assim, é possível prevenir novos alagamentos. Na gestão do prefeito Arthur os serviços de dragagem e desassoreamento se tornaram contínuos, ou seja, são realizados tanto no inverno como no verão, justamente para reduzir esse tipo de ocorrência”, explicou o diretor de engenharia da Seminf, Alessandro Rodrigues.

Ainda na mesma região, no bairro Parque 10 de Novembro, o igarapé da rua 9, no conjunto Jardim Primavera, está com máquinas e servidores da Seminf executando o serviço. Na zona Norte, os serviços beneficiam os bairros Santa Marta e Santa Etelvina; na zona Oeste, a comunidade Campos Sales também recebe desassoreamento.

Além da dragagem de igarapés, a prefeitura aproveita o verão para realizar serviços de recapeamento viário por meio do programa de Requalificação Urbana e Viária, o Requalifica, que está recuperando vias de grande fluxo de veículos em todas as zonas da cidade.

Leia mais

STF condena deputada Carla Zambelli a 5 anos de prisão por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal

Matheus Valadares

Governo do Amazonas divulga novo boletim sobre a cheia e ações de apoio às vítimas

Matheus Valadares

Dívida de R$ 10 mil levou casal a matar e carbonizar homem em Rio Preto da Eva

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!