25.3 C
Manaus
26 de janeiro de 2026
Amazonas

Imprensa Oficial relembra o Castelinho no Dia Nacional do Patrimônio Histórico

Desde 1998, o dia 17 de agosto é dedicado ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico. A Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) destaca o Castelinho, nome popularmente conhecido, porque é considerado um patrimônio Histórico do estado. Mas o nome oficial é ‘Palacete Guabiraba’, uma construção bastante imponente e localizada em uma rua movimentada do Centro Histórico de Manaus, rua Leonardo Malcher, que foi o segundo endereço da Imprensa Oficial do Amazonas, um ano depois de sua fundação. O primeiro endereço foi na avenida Sete de Setembro, onde fica o atual Banco Bradesco, no Centro de Manaus, no dia 31 de agosto de 1892.

História – O nome do Castelinho é uma homenagem a Pedro Guabiraba, Promotor Público, Chefe de Polícia da capital e seu primeiro proprietário no início do século passado. As referências mais antigas de sua construção são de 1911.

Posteriormente, em 1913, conforme as referências mais antigas (Jornal do Commercio, 02/08/1913), o Palacete Guabiraba passou a funcionar como Colégio Nossa Senhora de Nazaré, da professora Elvira de Paula Gonçalves e, mais tarde, de Maria Theodora Gonçalves Angarita. Além de escola, o prédio também era residência da família Paula Gonçalves.

Em 1957, no Governo de Plínio Ramos Coelho, foi adquirido para funcionar como sede da Imprensa Oficial do Estado. Para receber o maquinário necessário para o funcionamento, foi construído um pavilhão na parte de trás do prédio, com a entrada pela rua Doutor Machado, que funciona há mais de seis décadas como sede desse órgão.

Leia mais

Vídeo mostra os últimos momentos de jovem que morreu em flutuante no AM

Matheus Valadares

Acidente em Itacoatiara mata filho de vereadora após colisão com palmeira

Matheus Valadares

Ataque de onça assusta moradores do Cacau-Pereira, em Iranduba

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!