26.3 C
Manaus
16 de agosto de 2025
DestaquesMundo

Terceira morte é confirmada em combate a incêndios florestais na Espanha

Número de mortos nos incêndios florestais na Espanha sobe para três. Governo pede ajuda da União Europeia enquanto 11 focos seguem ativos com onda de calor histórica.

REUTERS/Pedro Nunes

O número de mortos nos incêndios florestais que atingem a Espanha subiu para três nesta quinta-feira (14), após a confirmação da morte de um dos feridos durante o combate ao fogo na região de Castela e Leão. As autoridades espanholas já solicitaram ajuda da União Europeia para controlar os focos ativos.

Vítima tinha 85% do corpo queimado

A nova vítima é um homem de 37 anos, que estava internado no hospital de Valladolid com queimaduras em 85% do corpo. Ele combatia um foco de incêndio na província de Zamora, acompanhado de outro brigadista, de 35 anos, que morreu queimado na terça-feira (12).

“Hoje, lamentamos a morte de mais uma pessoa que fazia parte do dispositivo de combate a incêndios na província de Leão”, escreveu o delegado provincial do governo, Nicanor Sen, nas redes sociais.

O ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska, confirmou a morte em entrevista à TV pública espanhola, prestando condolências à família e colegas do combatente.

Estado de saúde de feridos é crítico

De acordo com o governo regional, outros cinco feridos seguem hospitalizados. Três estão internados na Unidade de Queimados, em estado crítico. Já outros dois permanecem na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) — um deles em estado crítico, e o outro com prognóstico grave.

O primeiro registro de morte causada pelos incêndios ocorreu ainda na manhã de terça-feira (12), em um incêndio florestal na cidade de Tres Cantos, a 25 quilômetros de Madrid.

Governo pede ajuda da União Europeia

Diante da gravidade da situação, o ministro Grande-Marlaska solicitou o envio de duas aeronaves do tipo Canadair — aviões anfíbios usados para combate a incêndios.

Atualmente, a Espanha enfrenta 11 focos de incêndio ativos classificados no nível 2, em uma escala de 0 a 4, o que exige reforço do Exército e envio de equipamentos especializados.

Onda de calor agrava cenário

A série de incêndios coincide com uma onda de calor extremo, que já dura 12 dias e mantém todas as regiões do país em alerta. As temperaturas máximas previstas são de 40 °C, com mínimas noturnas acima de 25 °C.

Além da Espanha, países como Portugal, França e Grécia também enfrentam incêndios florestais severos nas últimas semanas, impulsionados pelas condições climáticas extremas.

 

Leia mais

Polícia prende homem que fingia interesse amoroso para furtar vítimas em Manaus

Matheus Valadares

Trump e Putin se reúnem no Alasca e encerram encontro sem acordo sobre a guerra na Ucrânia

Matheus Valadares

Brasil registra menor número de desempregados de longa duração desde 2012, aponta IBGE

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!