Manaus – Neste domingo (24), incêndios florestais em áreas não protegidas no Amazonas estão impactando diretamente a qualidade do ar em Manaus e municípios vizinhos, como Novo Airão, Manacapuru, Manaquiri, Careiro, Borba, Anori, Manicoré, Lábrea e Apuí.
Segundo sensores de monitoramento, os níveis de material particulado (MP2,5) atingiram concentrações superiores a 25 µg/m³ nas últimas 24 horas, classificando a qualidade do ar como “moderada”.
De acordo com a Defesa Civil, as queimadas intensificaram a presença de fumaça na atmosfera, comprometendo a visibilidade e o conforto térmico.
Nesse nível, pessoas de grupos sensíveis, como crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios, podem apresentar sintomas como tosse seca, cansaço e irritação nos olhos.
As autoridades recomendam o uso de máscaras de proteção, hidratação constante e a redução de atividades ao ar livre para minimizar os impactos da poluição atmosférica.
O alerta, válido até as 10h da próxima segunda-feira (25), ressalta a necessidade de acompanhamento pelas autoridades e pela população.
A Defesa Civil local reforça que está monitorando a situação e orienta que sejam seguidas as medidas do plano de contingência municipal.