8 de janeiro de 2026
AmazonasDestaques

Incêndios florestais pioram a qualidade do ar em várias partes do Amazonas

(Foto: Luzimar Bessa0)

Manaus – Neste domingo (24), incêndios florestais em áreas não protegidas no Amazonas estão impactando diretamente a qualidade do ar em Manaus e municípios vizinhos, como Novo Airão, Manacapuru, Manaquiri, Careiro, Borba, Anori, Manicoré, Lábrea e Apuí.

Segundo sensores de monitoramento, os níveis de material particulado (MP2,5) atingiram concentrações superiores a 25 µg/m³ nas últimas 24 horas, classificando a qualidade do ar como “moderada”.

De acordo com a Defesa Civil, as queimadas intensificaram a presença de fumaça na atmosfera, comprometendo a visibilidade e o conforto térmico.

Nesse nível, pessoas de grupos sensíveis, como crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios, podem apresentar sintomas como tosse seca, cansaço e irritação nos olhos.

As autoridades recomendam o uso de máscaras de proteção, hidratação constante e a redução de atividades ao ar livre para minimizar os impactos da poluição atmosférica.

O alerta, válido até as 10h da próxima segunda-feira (25), ressalta a necessidade de acompanhamento pelas autoridades e pela população.

A Defesa Civil local reforça que está monitorando a situação e orienta que sejam seguidas as medidas do plano de contingência municipal.

Leia mais

Flamengo faz terceira oferta por Kaio Jorge, mas Cruzeiro rejeita

Matheus Valadares

VEJA: Cobra jiboia é resgatada de telhado em Manacapuru

Matheus Valadares

Conheça a casa do BBB 26: primeiras fotos são reveladas

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!