24.3 C
Manaus
2 de agosto de 2025
DestaquesPolícia

Indígena estuprada por policiais em delegacia do AM receberá indenização de R$ 300 mil

Governo do Amazonas firma acordo que inclui indenização, moradia, auxílio social e curso profissionalizante para indígena violentada por meses sob custódia do Estado

Imagem: Divulgação/MP-AM

A mulher indígena que sofreu estupros repetidos de policiais militares e um guarda civil enquanto estava presa na delegacia de Santo Antônio do Içá (AM) receberá indenização de R$ 300 mil por danos morais. O Governo do Amazonas assinou um acordo judicial que reconhece a responsabilidade do Estado e prevê medidas de reparação.

Primeiramente, a vítima terá acesso a auxílio social por um ano, além da compensação financeira, um curso profissionalizante e uma casa em outra cidade, para que possa se restabelecer com sua família, que também vinha sofrendo ameaças após o caso se tornar público.

Na última terça-feira, 29, a Justiça autorizou a migração da vítima para o regime de semiliberdade. Ela passará a cumprir pena em um abrigo especializado para mulheres vítimas de violência. Assim, ela terá acesso garantido a atendimento médico e psicológico, assegurando a continuidade do acompanhamento que já vinha recebendo.

Ademais, a mulher, que apresenta quadro de depressão severa, crises de ansiedade e outras consequências emocionais dos estupros sucessivos, está sob cuidado de uma equipe multidisciplinar.

Cinco dos seis agressores já estão presos. São eles:

  • Soldado Nestor Martin Ruiz Reátegui
  • Soldado Luiz Castro Rodrigues Júnior
  • 1º sargento Osiel Freitas da Silva
  • Cabo Claudemberg Lofie­go Cacau
  • Guarda municipal Maurício Faba Nunes

Um sexto suspeito permanece foragido.

O caso chocou o país e expôs graves falhas na proteção de mulheres sob custódia do Estado, especialmente em contextos de vulnerabilidade como o das populações indígenas.

 

Leia mais

VEJA: Acidente fatal desfigura rosto de motociclista na zona leste de Manaus

Matheus Valadares

Jovem em surto causa confusão dentro da loja Bemol, no Amazonas Shopping

Matheus Valadares

Manaus Plaza Shopping celebra o Dia dos Pais com campanha especial “Meu Pai merece tudo!”

Marcelo Maciel

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!