As inscrições para o primeiro Provão Eletrônico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 2023 inicia nesta segunda-feira (23), em Manaus. Serão 12 mil vagas disponíveis nesta primeira mobilização e as inscrições poderão ser realizadas até o dia 29 de janeiro.
A aplicação do Exame Eletrônico acontecerá no período de 13 de fevereiro a 31 de maio. No total, quatro escolas da rede pública estadual estarão disponíveis para que o aluno possa escolher o seu local de prova: o Instituto de Educação do Amazonas (IEA), no Centro; a E. E. Padre Luís Ruas, no Zumbi, zona leste; a E.E. Eliana Pacheco Braga, no Santa Etelvina, zona norte e a E.E Sólon de Lucena, no São Geraldo, zona centro-sul.
O estudante deve se inscrever por meio do site examesupletivos.seduc.am.gov.br.
Sobre a prova – Com quantidades distintas de disciplinas, as provas do Ensino Fundamental e Médio contam com oito e 12 componentes curriculares, respectivamente. Cada componente tem 20 questões, e o aluno, no processo de agendamento, pode solicitar a realização de até quatro disciplinas por turno.
As disciplinas que constam no edital do Provão do Ensino Fundamental são: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Educação Física, Inglês e Arte. E nas provas do Ensino Médio, a grade permanece, porém, com a exclusão de Ciências, e a inclusão de Química, Física, Biologia, Sociologia e Filosofia.
Em caso de aprovação em todos os componentes curriculares, o candidato deve solicitar o certificado por meio do e-mail gaeed@seduc.net, ou na Gerência de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade, na sede da Secretaria de Educação e Desporto, localizada na rua Waldomiro Lustoza, Japiim II, zona sul de Manaus.
Para a aprovação, é necessário acertar o mínimo de 60% das questões, ou seja, ter uma nota igual ou superior a 6,0. Todo o conteúdo programático está disponível no mesmo site da inscrição, examesupletivos.seduc.am.gov.br.
Documentação – Na data da realização da prova, o candidato deverá se dirigir ao local escolhido, munido do comprovante de agendamento e do RG e CPF originais. Os candidatos precisam ter, no mínimo, 15 anos para fazer o Provão Eletrônico para o Ensino Fundamental, e 18 anos para o Ensino Médio.
Em 2023, além dessa primeira mobilização, a Secretaria de Educação e Desporto vai realizar mais duas edições do Provão Eletrônico, e a expectativa é que o número de vagas seja ainda maior.