14 de janeiro de 2026
BrasilDestaques

INSS muda Programa de Benefícios para reduzir fila de espera

O Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou por alterações com o objetivo de agilizar a análise de processos e reduzir o tempo de espera dos segurados. As novas regras estão publicadas no Diário Oficial da União.

Entre as principais mudanças está a nacionalização da fila de requerimentos. Isso permitirá que servidores de regiões com melhor desempenho auxiliem na análise de processos de localidades com maior demora. Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, a estratégia também prioriza os benefícios com maior número de pessoas aguardando resposta.

Dados do Relatório da Fila, divulgado em outubro de 2025, apontam que o tempo médio para concessão de benefícios caiu para 35 dias. Em março do ano passado, o número foi de 64.

A prioridade, de acordo com o INSS, será para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e os benefícios por incapacidade, que representam cerca de 80% da fila.

Criado pela Lei 15.201/2025, o PGB prevê bonificações a peritos e servidores que atuarem além da capacidade habitual. O Pagamento Extraordinário do Programa de Gerenciamento de Benefícios (PEPGB) também passou por reajuste, com limites diários, regras de participação e critérios de controle de qualidade.

Em novembro de 2025, o INSS ainda instituiu um comitê estratégico para monitorar e propor medidas de redução da fila de requerimentos. A decisão ocorreu em virtude do aumento de 23% no volume de novos pedidos.

 

Leia mais

EUA suspendem vistos e colocam Brasil na lista de países afetados

Matheus Valadares

Filipe Luís acompanha Flamengo sub-20 contra o Bangu pelo Carioca

Matheus Valadares

Henri Castelli tem nova convulsão após voltar de exames médicos no BBB26

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!