27.3 C
Manaus
21 de setembro de 2025
CidadeDestaques

Instituto da Criança e SPA da Redenção recebem usinas de oxigênio em Manaus

Manaus/AM – Mais duas unidades de saúde de Manaus ganharam reforço no abastecimento de oxigênio com a instalação de usinas produtoras do insumo.

O Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam) e o SPA da Redenção são as unidades que receberam as usinas. O Icam que já tinha alto consumo de oxigênio para crianças e adolescentes internados, recebeu uma das sete usinas doadas pelo Ministério da Saúde. O equipamento tem capacidade de produzir 13 metros cúbicos de oxigênio por hora.

Segundo a diretora do Instituto da Criança, Ana Cristina Vasconcelos, o Icam não chegou a sofrer desabastecimento do insumo, devido a uma estratégia de contingência criada pela equipe médica e técnica. “Todas as crianças fazem nebulização com oxigênio. Montamos um plano de contingência e optamos por fazer essa nebulização com ar comprimido, além de usar espaçadores”, reforçou.

O Serviço de Pronto Atendimento e Policlínica Dr. José Lins, conhecido como “SPA da Redenção”, foi outra unidade de saúde a receber usina de produção de oxigênio. O equipamento, instalado pela empresa White Martins e adquirido pelo Governo do Estado, tem capacidade de produzir 15 metros cúbicos de oxigênio por hora.

Segundo a diretora administrativo-financeira do SPA Redenção, Maria Fernanda Moreira Caldas, a usina de oxigênio vai reforçar o abastecimento no local, que é referência de atendimento para bairros das zonas Oeste e Centro-Oeste da capital.

“A usina é mais um suporte para a nossa rede de abastecimento de oxigênio. Temos um tanque de 856 metros cúbicos de capacidade e uma reserva de segurança de 12 cilindros, o que nos dá autonomia para os pacientes internados”, explicou. Atualmente, o SPA Redenção possui 25 leitos, sendo 23 deles com pacientes com Covid-19.

O SPA da Redenção foi uma das unidades de saúde que ficaram sem oxigênio no dia 14 de janeiro, quando pacientes morreram asfixiados em hospitais da capital.

Usinas de oxigênio – Além das usinas de oxigênio no Icam e SPA da Redenção, outras sete foram instaladas em unidades de saúde da Região Metropolitana: Hospital Delphina Aziz (2 usinas na enfermaria), Hospital Universitário Francisca Mendes (1 usina), a Maternidade Azilda Marreiros (1 usina); o Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio (1 usina), o hospital de campanha de Manacapuru (1 usina) e Hospital Universitário Getúlio Vargas (1 usina).

Leia mais

Flamengo e Vasco empatam em 1 a 1 no Maracanã e Cruzmaltino segue sem vencer rival no Brasileirão

Matheus Valadares

Vasco enfrenta Flamengo e busca quebrar jejum de vitórias no clássico carioca

Matheus Valadares

Manauara renova contrato com volante Luis Fernando para 2026

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!