Internacional e Vitória, que começaram a 38ª rodada do Brasileirão dentro da zona de rebaixamento, conseguiram escapar da queda neste domingo (7). Ambos dependiam não só da vitória, como também de combinações de resultados — e tudo acabou favorecendo as duas equipes.
O Inter entrou em campo com 41 pontos, na 18ª colocação, e precisava superar o Bragantino no Beira-Rio. A equipe gaúcha fez a sua parte, venceu por 3 a 1 e permaneceu na torcida por tropeços de dois entre três concorrentes diretos: Vitória, Fortaleza e Ceará.
Vitória e São Paulo
O Vitória, por sua vez, somava 42 pontos e ocupava a 17ª posição antes do início da rodada. Para escapar, precisava bater o São Paulo em Salvador e ainda contar com resultados negativos de Fortaleza e Ceará. O time baiano venceu por 1 a 0 e manteve vivas as chances de permanência.
Ceará e Fortaleza
Ceará e Fortaleza, ambos com 43 pontos e fora do Z4 antes da bola rolar, acabaram sendo os grandes prejudicados do dia. O Ceará recebeu o Palmeiras, foi derrotado por 3 a 1 e não saiu dos 43 pontos. Com isso, terminou em 17º lugar — ironicamente, a única rodada em que esteve no Z4 foi justamente a decisiva.
O Fortaleza jogou no Rio de Janeiro contra o Botafogo. Saiu na frente, sofreu a virada e ainda buscou o 2 a 2. Enquanto o Internacional vencia por apenas 1 a 0, o time cearense conseguiria escapar pelo saldo de gols. No entanto, o Inter ampliou a vantagem e, ao mesmo tempo, o Fortaleza levou dois gols no fim da partida, ficando estacionado nos 43 pontos e decretando o rebaixamento ao lado do Ceará.
No encerramento da rodada, enquanto as equipes cearenses lamentavam a queda, o técnico Abel Braga era celebrado pelos jogadores colorados no Beira-Rio. Abel assumiu o Internacional nas duas últimas rodadas com a missão de evitar o rebaixamento — e, mesmo após a derrota por 3 a 0 para o São Paulo na quarta-feira (3), conseguiu cumprir o objetivo.
