25.3 C
Manaus
22 de junho de 2025
AmazonasDestaques

Interdição da BR-319 no Amazonas causa transtornos e reforça a necessidade de rotas alternativas

Desabamento e pane em rebocador mantêm trechos bloqueados, afetando o transporte e as travessias na região

FOTO/REPRODUÇÃO

A BR-319 continua completamente fechada nos quilômetros 23 e 25, no Amazonas, nesta quarta-feira (4). A razão são o colapso de um aterro e uma falha em um rebocador, que impedem o tráfego na região. Desde 2022, as travessias sobre os rios Curuçá e Autaz-Mirim funcionavam com estruturas temporárias, mas as cheias as destruíram. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), não há previsão para a liberação da estrada.

Para os condutores, a única rota alternativa até Manaus é retornar ao km 68, seguir pelo ramal São José até Iranduba e continuar pela AM-352. Essa alternativa aumenta o percurso em cerca de 2 horas em relação ao trajeto bloqueado. Enquanto isso, os pedestres recorrem a travessias em pequenos barcos durante a interdição.

A primeira interdição acontece no quilômetro 23 da rodovia, no ponto de travessia sobre o rio Curuçá. A estrutura temporária foi arrastada pela força da correnteza, agravada pela cheia do rio. A área está sinalizada com barreiras da PRF, e britas enviadas de Manaus devem chegar ainda nesta terça-feira para ajudar na manutenção do local.

Recuperaão total do tráfego

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), há uma operação em andamento para reforçar os acessos à ponte do Curuçá com rachão. Essa intervenção deve ocorrer ao longo da semana e abrange os dois lados da estrutura, visando a recuperação total do tráfego, inclusive para veículos pesados.

O DNIT informa que o incidente aconteceu devido a um caminhão de carga pesada que forçou a entrada na balsa, rompendo o cabo. Posteriormente, trabalhadores removeram o local, e as equipes trabalham no reposicionamento da embarcação.

Por volta das 19h de terça-feira (3), a PRF comunicou que a segunda interdição, no trecho do quilômetro 25, permanece totalmente bloqueada. Essa interrupção ocorreu devido a uma falha no rebocador que movimenta a balsa na travessia do rio Autaz-Mirim.

Por fim, equipes devem tentar reposicionar a balsa nesta quarta-feira com o apoio de um rebocador mais potente, mas ainda não há previsão de horário para a finalização do serviço.

Leia mais

VEJA: Entregadores fazem manifestação após abordagem policial violenta no Viver Melhor

Matheus Valadares

Trump entra na guerra e anuncia ataque contra instalações nucleares do Irã

Marcelo Maciel

Homem é encontrado morto em plena Avenida Oitis

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!