A pesquisa divulgada nesta quinta-feira (12), pelo Ipec, aponta que a avaliação positiva do governo Lula (PT) é de 35%, enquanto 34% a consideram ruim ou péssima. O Ipec entrevistou duas mil pessoas com idades de 16 anos ou mais em 129 municípios, durante os dias 5 e 9 de setembro.
O percentual de acha desaprova a gestão subiu três pontos, em comparação com a pesquisa anterior, ocorrida em julho deste ano. Enquanto isso, 31% consideram o governo como regular.
A avaliação boa/ótima está mais acentuada entre quem declarou voto no atual presidente, já na eleição de 2022, e concentra 67% dos entrevistados. Aqueles que têm renda familiar de até um salário mínimo, o índice subiu dois pontos, chegando a 50%.
Entre os nordestinos, a avaliação positiva também caiu, passando de 53% para 47%. Os menos escolarizados, sendo 48%, mantiveram o mesmo resultado da avaliação anterior.
Já os entrevistados que consideram a gestão como ruim/péssimo representam 66% dos que votaram em Jair Bolsonaro, na última eleição.
Além disso, a renda familiar superior a 5 salários mínimos reforça a característica dos entrevistados, especialmente na região Sul (43%), além de possuírem ensino superior (42%), serem evangélicos (42%) e que se consideram brancos (41%).