A polícia prendeu Marcos Nascimento de Souza, irmão da deputada estadual Mayra Dias (Avante), no domingo (7). Ele invadiu uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na zona rural de Nova Olinda do Norte (AM) e tentou matar um homem de 35 anos que recebia atendimento médico. Duas mulheres, irmãs de Marcos, também são investigadas pelos crimes de tentativa de homicídio qualificado, lesão corporal, ameaça, constrangimento ilegal e desacato.
O caso ocorreu em 30 de novembro, quando a vítima, que havia se ferido durante uma briga em uma festa, buscava atendimento na UBS da comunidade Curupira. Câmeras de segurança registraram a ação do trio, que chegou ao local ameaçando pacientes e profissionais de saúde. Em um momento crítico, as mulheres chegaram a empunhar bisturi e tesoura para atacar a vítima, mas funcionários e um vigilante, que também sofreu agressões, contiveram a dupla.
Marcos fugiu antes da chegada da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Com base em depoimentos, o delegado Bruno Rafael Nunes, da 47ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), solicitou a prisão temporária dos três envolvidos. A Justiça deferiu o pedido, resultando na detenção da primeira mulher na sexta-feira (6), e de Marcos e da segunda mulher no domingo (7).
Segundo a investigação, o crime pode ter relação com um suposto envolvimento de um primo da vítima em um caso antigo envolvendo familiares das irmãs. O trio passará por audiência de custódia e permanece à disposição da Justiça. Os envolvidos responderão pelos crimes de tentativa de homicídio qualificado, lesão corporal, ameaça, constrangimento ilegal e desacato.
