26.3 C
Manaus
20 de maio de 2024
DestaquesMundo

Itamaraty justifica, em nota, não chamar Hamas de terrorista

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O Itamaraty emitiu uma nota oficial nesta quinta-feira (12) reforçando o porquê de não considerar o Hamas um grupo terrorista. O pronunciamento da pasta ocorre em meio à pressão por classificar a organização como tal após os ataques a Israel no último sábado (7).

No comunicado, o governo salienta que segue a classificação do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

– No tocante à qualificação de entidades como terroristas, o Brasil aplica as determinações feitas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, órgão encarregado de velar pela paz e pela segurança internacionais, nos termos do Artigo 24 da Carta da ONU – declarou o Ministério de Relações Exteriores.

A pasta prossegue citando alguns grupos que são reconhecidos como terroristas pela ONU;

– O Conselho de Segurança mantém listas de indivíduos e entidades qualificados como terroristas, contra os quais se aplicam sanções. Estão incluídos o Estado Islâmico e a Al-Qaeda, além de grupos menos conhecidos do grande público – acrescenta.

Por fim, o Itamaraty fala em “resolução pacífica dos conflitos” e cita a Conferência de Anápolis, EUA, em 2007.

– A prática brasileira, consistente com a Carta da ONU, habilita o país a contribuir, juntamente com outros países ou individualmente, para a resolução pacífica dos conflitos e na proteção de cidadãos brasileiros em zonas de conflito, a exemplo do que ocorreu, em 2007, na Conferência de Anápolis, EUA, com relação ao Oriente Médio – conclui.

Apesar do posicionamento brasileiro, diversos países, como Estados Unidos, Japão, Reino Unido, países europeus e a Austrália reconhecem o Hamas como terrorista. A classificação não é adotada por nações como Egito, China, Rússia, Irã, Turquia e Arábia Saudita.

Leia mais

Rio Negro às margens do Rio Negro no Porto da Ceasa

Marcilon Souza

Se deu mal! Dupla capota moto ao fugir da PM após assalto em Manaus

Marcilon Souza

Vídeo mostra policial levando vítima em garupa antes de supostamente matá-la em Roraima

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais