O apresentador Jimmy Kimmel voltou à televisão na terça-feira, alcançando 6,2 milhões de espectadores, quatro vezes sua audiência média. A reviravolta ocorre após a polêmica suspensão de seu programa pela ABC. No YouTube, seu monólogo atingiu 21 milhões de visualizações, tornando-se o mais assistido de sua carreira na plataforma.
Polêmica com a ABC e reação de Hollywood
Na semana passada, a ABC suspendeu temporariamente o programa Jimmy Kimmel Live!, citando um monólogo considerado “mal cronometrado e, portanto, insensível”, em que Kimmel criticava a direita por tentar explorar politicamente o assassinato de Charlie Kirk.
Mais de 400 artistas e figuras de Hollywood se posicionaram contra o episódio, defendendo a liberdade de expressão do apresentador. Uma semana após a suspensão, a Disney anunciou o retorno de Kimmel:
“Após conversas reflexivas com Jimmy, decidimos retomar o programa na terça-feira”, afirmou a Walt Disney Co.
Brincadeiras com Donald Trump
Durante o monólogo de quinta-feira, Kimmel zombou de Donald Trump, referindo-se ao presidente como um “valentão estilo filme dos anos 80” e comentando o episódio da escada rolante com defeito na Assembleia Geral da ONU. Ele disse:
“Ele é o homem-fera mais forte, saudável e fisicamente poderoso já eleito presidente ou uma vovó frágil com osteoporose?”
Trump, por sua vez, anunciou no Truth Social que pretende processar a ABC pelo retorno do apresentador. Consequentemente, isso gerou uma nova onda de piadas e sátiras por Kimmel em seu programa.
Kimmel agradeceu ao público e ironizou o episódio: “Mesmo sendo censurados em 60 cidades americanas, na terça-feira tivemos nosso segundo programa com maior audiência em quase 23 anos no ar”.