Nesta segunda-feira (18), Rodrigo Bentancur, do Tottenham, foi suspenso por sete partidas depois de fazer um comentário racista sobre o povo sul-coreano ao falar sobre o companheiro de equipe, Son Heung-min.
O volante também foi multado em 100 mil libras (R$ 735 mil) pela piada com o atacante sul-coreano, que ocorreu em uma entrevista a uma TV do Uruguai, em junho.
Na ocasião, durante o programa de televisão uruguaio Por La Camiseta, o apresentador Rafa Cotelo pediu a Bentancur uma camisa de jogador do Spurs.
Rodrigo Bentancur respondeu dizendo: “Do Sonny?”, e acrescentou: “Pode ser de um primo do Sonny também, pois todos parecem iguais”.
A Federação Inglesa de Futebol (FA) disse em comunicado que o meio-campista “agiu de maneira imprópria e/ou usou palavras abusivas e/ou insultuosas e/ou trouxe descrédito ao jogo”.
“Foi ainda alegado que isto constitui uma ‘violação agravada’… uma vez que incluía uma referência –expressa ou implícita – à nacionalidade e/ou raça e/ou origem étnica”, acrescentou o comunicado.
O uruguaio perderá os jogos contra Manchester City, Chelsea e Liverpool, pela Premier League. Além disso, o jogador ficará fora do duelo pelas quartas de final da Copa da Liga Inglesa diante do Manchester United.
Defesa
O meio-campista negou as acusações feitas pela federação e, segundo uma declaração emitida nesta segunda-feira (18), pode apelar da decisão nos tribunais. Como parte da pena, Bentancur também deverá comparecer a sessões educativas até março de 2025.
Em uma publicação no Instagram, em junho, Bentancur havia pedido desculpas e disse reconhecer que havia feito uma “piada de muito mau gosto”.
Dias depois, Son Heung-min saiu em defesa do meio-campista, dizendo que havia perdoado o companheiro de equipe: “Ele cometeu um erro, sabe disso e pediu desculpas. Lolo (Bentancur) nunca teria a intenção de dizer algo ofensivo intencionalmente. Somos irmãos e nada mudou”.