14 de dezembro de 2025
BrasilDestaques

Joias: Ex-funcionário do governo Bolsonaro é alvo de buscas da PF

O chefe do Gabinete de Documentação Histórica (GADH) da Presidência da República durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Marcelo da Silva Vieira, é alvo de buscas realizadas pela Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (12), como parte da investigação do caso das joias sauditas trazidas ao Brasil. De acordo com o portal G1, a PF tentava apreender o celular dele.

A atribuição de Vieira no governo federal era revisar o que deveria ser aceito como presente para o acervo privado presidencial ou não. Ele atuava no órgão desde 2017 e foi exonerado da função em janeiro de 2023 após Lula assumir o cargo de presidente da República.

À Polícia Federal, Vieira relatou que, em outubro de 2021, recebeu um contato do Ministério das Minas e Energia informando que o ex-ministro Bento Albuquerque havia recebido um presente de autoridade estrangeira para “ser entregue ao presidente da República”.

Mais de um ano depois, em novembro de 2022, Vieira disse que voltou a ser procurado pelo Ministério das Minas e Energia sobre o assunto. O objetivo desse contato, segundo o ex-funcionário, era organizar a entrega de itens ao presidente.

Ao colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles, o advogado de Vieira, Eduardo Kuntz, disse que “a defesa não compreende” o motivo das buscas realizadas nesta sexta, uma vez que, durante o depoimento dado por ele à PF, Marcelo respondeu todas as perguntas e disponibilizou todos os dados de seu celular solicitados.

Leia mais

Malafaia detona reação da direita após recuo dos EUA sobre Moraes

Matheus Valadares

MC Daniel perde mais de 300 mil seguidores após acusações de traição feitas por ex

Matheus Valadares

Amazonas FC anuncia Marcelo Cirino como reforço para a temporada 2026

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!