O lutador amazonense José Aldo, um dos principais nomes brasileiros do MMA, anunciou aposentadoria, neste domingo (18/09). O ex-campeão peso-pena está e saída do UFC sem lutar o último embate previsto em contrato, o que representa a ruptura do contrato e o fim da carreira no esporte.
Aldo tem 36 anos e venceu 31 lutas, perdendo apenas 8 em toda a sua carreira profissional. Ele ostenta o título der peso-pena. Nomeado, “Campeão do Povo”, José Aldo entrou no UFC já como campeão dos penas, mérito conquistado no antigo WEC. Defendeu o cinturão de 2010 até 2015. Ficou invicto, contando todas as competições, por dez anos, derrotando 17 adversários.
O cinturão caiu na dura luta contra Conor McGregor. Desde então, revezou entre bons e maus momentos. Recuperou o posto de campeão depois de vencer Frankie Edgar, combinado com a decisão de McGregor de subir para o peso-leve.
Em 2017, Aldo defendeu o título contra Max Holloway e acabou sendo derrotado. Chegou a fazer novas lutas, mas sem o mesmo ímpeto de outrora. O desafio diante de Dvalishvili colocou um ponto final na história de um dos maiores vencedores do UFC.