Roberto Farias Tomaz, de 19 anos, que desapareceu no dia 31 de dezembro durante uma trilha no Pico Paraná, foi encontrado vivo nesta segunda-feira, 5, após cinco dias intensos de buscas realizadas por equipes do Corpo de Bombeiros do Paraná e voluntários. A família do jovem confirmou a boa notícia por meio do perfil oficial criado para atualizações do caso.
Segundo os familiares, Roberto estava na região de Cacatu, durante a descida do Pico Paraná, e estava consciente. Entretanto, ele estava com sinais de cansaço e ferimentos leves devido à queda e ao percurso difícil pela mata. O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Ícaro Gabriel, explicou que o jovem percorreu sozinho mais de 20 km até conseguir alcançar uma fazenda na cidade.
“Felizmente, ele conseguiu superar as adversidades, descer as encostas e chegar sozinho lá”, destacou o oficial. Roberto, ao encontrar a fazenda, entrou em contato com sua irmã por meio de uma videochamada, relatando o estado físico em que se encontrava. “Eu estou na fazenda CGH, na usina hidrelétrica Cacatua. Estou cheio de roxos pelo corpo, várias escoriações e estou sem enxergar, porque perdi meu óculos, sem bota, e só isso. Eu estou bem”, afirmou.
Posteriomente, O jovem recebeu encaminhamento para o hospital de Antonina, onde recebeu atendimento, enquanto a família se deslocava para encontrá-lo. Em suas redes sociais, os parentes expressaram alívio e gratidão pelo desfecho positivo: “Obrigado a todos os anjos que vieram aqui nos ajudar. Obrigada pelas orações. Milagre existe, tem que ter fé e esperança”.
Mobilização
O desaparecimento de Roberto chamou atenção pela dificuldade do terreno do Pico Paraná e pela preocupação gerada entre familiares e moradores da região. Desde o dia do desaparecimento, bombeiros e voluntários montaram operações de busca. Ocorreram sobrevoosde helicópteros com câmeras térmicas, equipes de resgate no solo e a colaboração de montanhistas experientes. Todos ajudaram na orientação do percurso e monitoramento das áreas de risco.
