O Corpo de Bombeiros foi acionado na tarde deste sábado (6) para procurar e resgatar o corpo do jovem de 21 anos, Pedro Henrique Freitas, que faleceu após se afogar no Balneário Cantagalo, em Parintins, interior do Amazonas.
Pedro era de Manaus e morava há uns anos em Parintins, mais precisamente no bairro Itaúna 2. Testemunhas disseram que a vítima não sabia nadar. A necrópsia constatou que a causa da morte foi asfixia por afogamento, sem sinais de violência. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML).
Este é o terceiro caso de morte por afogamento no Amazonas em menos de uma semana. Na última quarta-feira (3), Danilo Taveira, de 20 anos, morreu após tentar atravessar um lago no município de Careiro da Varzea. A vítima foi encontrada por familiares em uma região de forte correnteza.
Já no dia seguinte após a morte no interior, Manaus registrou outro afogamento. Trata-se de um homem de 55 anos que tentou atravessar de uma balsa para um barco, mas acabou morrendo afogado. O fato aconteceu no terminal pesqueiro da Panair, bairro Educandos, zona Sul de Manaus.
O Brasil registrou no ano passado 5.700 mortes por afogamento. As principais vítimas são crianças e jovens do sexo masculino, especialmente entre pessoas de 15 a 21 anos, onde o número é 17 vezes maior do que o de mulheres. Os dados são da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).