14 de setembro de 2025
Política

Juiz manda retirar postagem ofensiva contra Amazonino do Facebook

Amazonino Mendes / Foto / Facebook
Amazonino Mendes / Foto / Facebook

O juiz coordenador da Propaganda Eleitoral, Alexandre Henrique Novaes de Araújo, determinou ao Facebook a exclusão de imagem usada pelos adversários contra o candidato a prefeito de Manaus pela Coligação Juntos Podemos Mais, Amazonino Mendes (Podemos). A pena para o descumprimento da medida é de multa diária de R$ 10 mil.

A decisão foi tomada com base em representação dos advogados da coligação contra postagem com teor ofensivo e difamatório a Amazonino, usando imagem extraída de matéria jornalística sem contexto, em que o candidato segura a mão de uma pessoa ao sair de um carro, veiculada com montagem e com palavras de baixo calão.

Na decisão, o juiz diz que a publicação “ultrapassa, em muito, o debate democrático, aliás, com este nada se referindo”. E que é possível extrair que o conteúdo publicado, ao veicular montagem com a foto do candidato, “expressa conteúdo chulo, que merece reprimenda imediata, por utilizar-se de forma nítida de expressão de baixo calão, com o claro intuito de atingir o candidato a cargo majoritário”.

“Tal conduta é incompatível com o regular exercício do direito constitucional da liberdade de expressão e sua prática requesta reprimenda pelo poder de polícia conferido a este Juízo Coordenador da Fiscalização da Propaganda Eleitoral, razão por que tenho por bem determinar a remoção imediata do conteúdo ofensivo publicado”, reforça o juiz, ao fazer cessar a publicação tida por ilícita, que ofende a imagem do candidato.

Leia mais

STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado

Matheus Valadares

Eduardo Braga garante isenção de impostos para mototaxistas, taxistas e fretistas na Reforma Tributária

Matheus Valadares

Flávio Bolsonaro critica condenação de Jair Bolsonaro e ataca Alexandre de Moraes

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!