12 de dezembro de 2025
Destaques

Justiça do Amazonas revoga habeas corpus de médica investigada pela morte de Benício

A Justiça do Amazonas anulou nesta sexta-feira (12) o habeas corpus concedido à médica Juliana Brasil Santos, investigada pela morte do menino Benício Xavier de Freitas, de 6 anos, em Manaus. A criança morreu no dia 23 de novembro durante atendimento no Hospital Santa Júlia, e o caso segue sob investigação.

A decisão de revogar a liberdade provisória partiu da desembargadora Carla Maria Santos dos Reis. Ela considerou que análise do pedido deveria ocorrer através de um juiz de primeira instância, e não pela Câmara Criminal. Com isso, perde validade a liminar anterior que garantia a liberdade da médica.

O caso continua em apuração sob quatro linhas de investigação: a possível responsabilidade da médica, da técnica de enfermagem Raiza Bentes Paiva, falhas estruturais do hospital e a possibilidade de erro durante o procedimento de intubação.

Segundo a polícia, durante as apurações, testemunhas relataram que Juliana Brasil Santos teria tentado alterar o prontuário médico para encobrir erro na prescrição de adrenalina. A médica admitiu o equívoco em documentos e mensagens, embora a defesa afirme que a confissão ocorreu “no calor do momento”. Tanto ela quanto a técnica de enfermagem seguem respondendo ao inquérito em liberdade.

No dia 4 de dezembro, foi realizada uma acareação entre a médica e a técnica de enfermagem envolvidas no atendimento, enquanto as investigações prosseguem para esclarecer as causas da morte da criança.

 

Leia mais

Ex-assessora de Arthur Lira é alvo da Operação Transparência da Polícia Federal

Matheus Valadares

Amazonas FC contrata atacante Vinícius Leite para a temporada 2026

Matheus Valadares

Nikolas Ferreira reage à cassação de Carla Zambelli após decisão de Moraes

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!