21 de agosto de 2025
Brasil

Justiça cobra R$ 20 mil do cantor Xanddy por dívida de IPTU

Através da Quinta Câmara Cível, o segundo grau do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou que o cantor Xanddy, vocalista da banda Harmonia do Samba, pague uma dívida de R$ 19.075, 41, referente ao exercício de 2011 do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O processo foi aberto em 2013.

Na sessão presidida pelo desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro ficou acordado que é nula a setença de primeiro grau assinada pelo juiz Eduardo Carvaljo, da 10ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, em que foi determinada a extinção da cobrança, sob alegação do tempo passado.

No recurso, a Prefeitura alegou que se surpreendeu com a sentença de primeiro grau, uma vez que o processo estava suspenso após acordo de parcelamento firmado entre as partes. No entanto, segundo o Município, a paralisação do curso da ação se deu para que se aguardasse a comprovação dos pagamentos das parcelas fixadas, o que não aconteceu. Desta forma, o recurso questiona a retomada do processo com a posterior alegação de prescrição do débito.

Em nota, a assessoria do baiano, através de seus advogados, informou que o “não pagamento do tributo está relacionado ao aumento desproporcional do imposto, praticado pela Prefeitura”.

“A majoração excessiva do IPTU é fato público e notório na cidade de Salvador-BA. Não foi apenas o nosso cliente que discordou da cobrança indevida, mas diversos outros contribuintes, inclusive moradores da mesma localidade, ingressaram com ações na justiça pleiteando a revisão do imposto e a declaração da inconstitucionalidade do aumento”.

Leia mais

Moraes determina busca e apreensão contra Silas Malafaia

Matheus Valadares

Briga entre cães termina em confusão entre tutores em Ananindeua, no Pará

Matheus Valadares

Câmara aprova urgência de projeto que protege crianças na internet

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!