30.3 C
Manaus
13 de maio de 2024
Brasil

Justiça devolve lancha, mansão e helicóptero a líder do PCC

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a anulação das provas de um processo cujo réu é um dos líderes da facção Primeiro Comando da Capital (PCC), André Oliveira Macedo, vulgo André do Rap. Ele foi condenado por tráfico internacional de drogas e organização criminosa.

A 6ª Turma do STJ, em decisão unânime na última terça-feira (11), anulou as provas alegando que o mandado de prisão expedido contra o traficante não autorizava a busca e apreensão de mais nada além dos itens pessoais encontrados com o criminoso durante o ato da prisão.

Os quatros ministros do STJ acompanharam o relator do caso, Rogério Schietti Cruz.

Helicóptero de André do Rap é incorporado a frota da Polícia Civil de SP
Helicóptero de André do Rap Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

De acordo com informações, grande parte dos bens estava em nome de “laranjas”, a fim de evitar a evidente configuração do crime e as respectivas apreensões. Mansão, barco e até mesmo um helicóptero avaliado em R$ 7 milhões compunham os itens apreendidos.

Após o confisco, a aeronave passou a ser utilizada pelo governo para transportar órgãos, mas agora será destinada a atividade original.

O traficante André do Rap está foragido desde 2020 graças a um habeas corpus expedido pelo então ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello. Em seguida, a decisão do magistrado foi cassada pelo plenário da Corte, mas o criminoso já tinha deixado o país.

Leia mais

Com retorno de chuva forte no RS, população deve buscar áreas seguras

Matheus Valadares

Sem vergonha, homem se esfrega em mulher durante show evangélico; vídeo

Marcilon Souza

Após denúncias de estupro, Prefeitura instala câmeras em abrigos no Rio Grande do Sul

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais