32.3 C
Manaus
8 de julho de 2025
DestaquesPolítica

Justiça do DF condena deputado Nikolas Ferreira por discurso de ódio

O caso ainda pode ter desdobramentos judiciais. 

FOTO/REPRODUÇÃO

A Justiça condenou o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) nessa terça-feira (29) a pagar R$ 200 mil por danos morais coletivos. A decisão ocorreu após acusações de transfobia em seu discurso na Câmara dos Deputados, no Dia Internacional da Mulher, em 2023.

A ação foi movida por associações LGBTQIA+. Elas alegaram que o deputado promoveu discurso de ódio ao usar uma peruca amarela e dizer que “se sentia uma mulher” e que “as mulheres estão perdendo espaço para homens que se sentem mulheres”.

A juíza Priscila Faria da Silva, da 12ª Vara Cível de Brasília, afirmou que o discurso não se enquadra na liberdade de expressão. Ela destacou: “Os dizeres do réu na tribuna da Câmara na data de 8/3/2023 ultrapassaram os limites da livre manifestação e constituíram discurso de ódio. Eles descredibilizam a identidade de gênero de transexuais e incentivam a sociedade a fazer o mesmo.”

No entanto, a decisão ainda cabe recurso na esfera cível. No ano passado, o ministro André Mendonça, do STF, arquivou notícias-crime contra Nikolas por mesma acusação. Ele entendeu que as falas estão protegidas pela imunidade parlamentar e que cabe à Câmara avaliar eventual quebra de decoro.

Além disso, a decisão reforça os limites da liberdade de expressão. Por fim, o caso ainda pode ter desdobramentos judiciais.

 

 

Leia mais

Adolescente ataca alunos com facadas e deixa criança morta no Rio Grande do Sul

Matheus Valadares

Operação da Polícia Civil recupera em Coari e Manacapuru 32 motos roubadas

Matheus Valadares

Amiga de produtor que estava no avião com Marília Mendonça expõe dona Ruth

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!