A Justiça do Rio de Janeiro concedeu um habeas corpus ao MC Poze do Rodo nesta segunda-feira (2), que foi preso na semana passada. Assim, a decisão revogou a prisão temporária do funkeiro, garantindo sua liberdade enquanto aguarda o cumprimento das medidas cautelares impostas pelo tribunal.
Segundo o desembargador Peterson Barroso, da Primeira Vara Criminal de Jacarepaguá, a prisão de 30 dias foi considerada excessiva, por isso, determinou a soltura do artista. Portanto, Poze do Rodo permanece preso no presídio de Bangu 3, localizado no Complexo de Gericinó, até a chegada do alvará à Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP).
Ele deverá cumprir seis medidas cautelares, de acordo com a decisão do desembargador. Essas medidas incluem:
- Comparecimento mensal em juízo até o dia 10 de cada mês para informar e justificar suas atividades
- Não se ausentar da comarca enquanto perdurar a análise do mérito do habeas corpus
- Permanecer à disposição da Justiça, fornecendo telefone para contato imediato, caso necessário;
- Proibição de mudar de endereço sem comunicar ao Juízo;
- Proibição de se comunicar com pessoas investigadas pelos fatos envolvidos neste inquérito, testemunhas ou membros da facção criminosa Comando Vermelho;
- Obrigação de entregar o passaporte à Secretaria do Juízo no prazo de cinco dias, caso possua.
Vivi Noronha, esposa do MC, celebrou a decisão nas redes sociais. Ela publicou no Instagram Stories que “MC não é bandido”, demonstrando o apoio à liberdade do marido. Além disso, ela reforçou a esperança de que o artista logo esteja em liberdade plena.