14 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

Justiça identifica abuso de poder político na prefeitura de Itacoatiara

O juiz da 3ª Zona Eleitoral Saulo Goes Pinto determinou a suspensão do atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial do município de Itacoatiara até o próximo domingo (15), bem como proibiu o prefeito Antônio Peixoto de Oliveira (PT) e a secretária de Saúde do município Keyt Anne Passos de utilizar a estrutura para fins de promoção individual.

A medida, solicitada pelo Ministério Público Federal, foi motivada pela denúncia de que a inauguração da UBS Ana de Araújo Cruz no dia 30 de outubro teve como finalidade exaltar o candidato à reeleição como responsável pela obra, apesar da ausência de Oliveira no ato.

Na ocasião, estiveram presente a filha do prefeito, Eliane Peixoto, e um correligionário com uma camiseta com o nome do candidato.

“Segundo a visão do Ministério Público Eleitoral, é perceptível a utilização da máquina pública em período não permitido pela legislação eleitoral para beneficiara a candidatura dos requeridos, em afronta ao artigo 77 da Lei n.º 9.504/97. No mesmo sentido, a presença da filha do candidato Antonio Peixoto, a senhora Eliane Peixoto, incutiu na cabeça dos presentes o favorecimento da candidatura de seu genitor”, diz trecho da decisão.

A partir da análise de imagens e áudios do evento, o juiz conclui que “essa atividade configura abuso de poder político, em manifesto desvio de finalidade, comprometendo a legitimidade do pleito e a paridade de armas entre candidatos”.

Pinto fixou multa de R$ 10 mil, no limite de dez dias, em caso de descumprimento da decisão.

Leia mais

Flamengo quebra tabu de 28 anos em Caxias e técnico Filipe Luís se aproxima de feito histórico

Matheus Valadares

Eduardo Braga atesta condições da BR-319 e projeta novas etapas para a rodovia

Matheus Valadares

Manauara de 26 anos morre a facadas pelo ex no Mato Grosso

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!