9 de janeiro de 2026
DestaquesPolítica

Vídeo de Paulo Bilynskyj associando PT ao narcotráfico é removido

A 2ª Vara Cível de Brasília determinou, nesta quarta-feira (7), a remoção de um vídeo publicado no Instagram pelo deputado federal Paulo Bilynskyj que associa o Partido dos Trabalhadores (PT) ao narcotráfico. A decisão ocorreu  em caráter liminar, por meio do juiz Carlos Eduardo Batista dos Santos, atendendo a um pedido do partido.

A publicação do conteúdo aconteceu no perfil oficial do parlamentar. Ele afirmava que o narcotráfico na América Latina financiaria partidos de esquerda, incluindo o PT e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A legenda da postagem dizia: “O narcotráfico da América Latina financia o PT, Lula tem que ser preso!”.

Ao analisar o pedido, o magistrado entendeu que o vídeo extrapola os limites da crítica política ao imputar crimes sem apresentação de provas, o que configura violação à honra e à imagem institucional do partido. Segundo a decisão, a manutenção do conteúdo no ar poderia causar dano irreparável ou de difícil reparação, devido à rápida disseminação nas redes sociais.

A Justiça determinou a exclusão imediata do vídeo, publicado em 3 de janeiro, por meio de ordem direcionada diretamente ao Instagram, plataforma administrada pela Meta. Não houve fixação de multa diária, já que a empresa fará a operacionalização do cumprimento da decisão.

Além disso, a decisão citou o deputado para apresentar contestação no prazo de 15 dias. O processo tramita no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e tem valor da causa fixado em R$ 30 mil. Procurado, o parlamentar não se manifestou.

 

Leia mais

Saída dos EUA da UNFCCC e do Fundo Verde do Clima preocupa ONU

Matheus Valadares

Flamengo faz terceira oferta por Kaio Jorge, mas Cruzeiro rejeita

Matheus Valadares

VEJA: Cobra jiboia é resgatada de telhado em Manacapuru

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!