9 de setembro de 2025
BrasilDestaques

Justiça suspende investigação policial contra Felipe Neto

A juíza Gisele Guida, da 38ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, decidiu suspender, nesta quinta-feira (18), a investigação da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática contra o youtuber Felipe Neto, que havia sido denunciado pelo vereador Carlos Bolsonaro por chamar o presidente Jair Bolsonaro de “genocida”.

Com a decisão, o depoimento que estava marcado para esta quinta está suspenso. Em nota, a Polícia Civil afirmou que não foi intimada, mas irá respeitar a decisão, e ressaltou que o trabalho da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática é “técnico, baseado nas leis e sem perfil ideológico”.

– Qualquer cidadão que compareça à delegacia para fazer uma notícia crime, levando elementos consistentes e uma denúncia fundamentada, tem o direito de fazer o registro de ocorrência – diz.

Na decisão, a magistrada afirmou que a competência para investigar o caso não é da Polícia Civil, mas sim da Polícia Federal, e declarou que a apuração só poderia ter sido iniciada por um pedido do “Ministério Público, de autoridade militar responsável pela segurança interna, ou do ministro da Justiça”.

– Tais elementos, afiguram-se suficientes, no meu entender, para demonstrar, prima facie, a existência de flagrante ilegalidade praticada pela autoridade coatora, que não detém a necessária atribuição para investigar os fatos noticiados, cuja apuração sequer poderia ter sido iniciada, por ausência de condição de procedibilidade – completou.

Felipe Neto havia sido intimado na última segunda-feira (15), pela Polícia Civil do Rio, a depor na investigação que apurava a prática de “crime contra a segurança nacional”. Na ocasião, a polícia informou que a denúncia era do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), que abriu uma notícia-crime após o influenciador digital chamar o presidente Jair Bolsonaro de “genocida”.

Leia mais

Vulgo ‘Livrinho’ é perseguido e executado a tiros em Manacapuru

Matheus Valadares

Fluminense pode virar SAF com proposta de R$ 500 milhões e assumir dívida bilionária

Matheus Valadares

Entregador é preso com tablete de maconha em Manaus e leva tapa da ‘patroa’

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!