Durante uma operação realizada nesta sexta-feira (03), a Polícia Militar prendeu em flagrante dois indivíduos acusados de falsificar bebidas alcoólicas. A ação aconteceu em uma residência situada na rua Doutor Alecrim, no bairro Jorge Teixeira, 4ª Etapa, na Zona Leste de Manaus. O local funcionava como um laboratório clandestino utilizado para adulterar bebidas de diversas marcas. No total, as autoridade apreenderam quase 100 garrafas.
As investigações começaram após uma denúncia anônima recebida por agentes da Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam). Assim, os PMs surpreenderam os suspeitos enquanto realizavam o envase e a manipulação das bebidas e acabaram confessando o crime no momento da abordagem.
Durante a vistoria no imóvel, os policiais encontraram 94 garrafas de diferentes rótulos, sendo 54 da marca Black Gold, nove de Eternity Gin e seis da Tanqueray. Além disso, também houve a apreensão de 54 lacres, 84 tampas, duas unidades de xarope e outros insumos usados no processo de falsificação.
Todo o material recolhido foi encaminhado ao 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde a ocorrência foi registrada. A Polícia Civil dará continuidade às investigações, com foco em identificar a origem dos materiais utilizados e possíveis cúmplices envolvidos no esquema.
Portanto, as bebidas apreendidas passarão por análise laboratorial para verificar a presença de metanol — uma substância extremamente tóxica, que já causou 59 casos de intoxicação no Brasil, com seis mortes registradas nos estados de São Paulo e Bahia.
Por fim, a Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas informou que, até agora, não há notificações de casos semelhantes no estado.