33.3 C
Manaus
19 de setembro de 2024
DestaquesMundo

Lagarto faz seu próprio “tanque de oxigênio” para respirar embaixo d’água

Foto: Cortesia do Dr. Lindsey Swierk

Em uma floresta tropical da Costa Rica, um pequeno lagarto semiaquático conhecido como anole aquático salta em um riacho. Minutos se passam, mas o anole não emerge para respirar, como os lagartos normalmente fazem.

Em vez disso, o lagarto se acomoda em uma pedra do leito do rio com uma pequena bolha de ar no topo de sua cabeça, que se expande como um balão e depois encolhe. Assim como um mergulhador, o réptil está respirando debaixo d’água com um reservatório de oxigênio armazenado.

Usar essa bolha de ar ajuda o anole a prolongar sua permanência debaixo d’água, de acordo com a Dra. Lindsey Swierk, professora assistente de pesquisa em ciências biológicas na Universidade Binghamton, em Nova York.

Imagens que Swierk capturou recentemente de anolis submersos mostram bolhas proeminentes inflando e desinflando nas cabeças dos répteis. Essa técnica pode ajudar os anolis a se esconderem de predadores que estão em terra, relatou Swierk na terça-feira no periódico Biology Letters.

Swierk estuda anolis aquáticos há quase uma década e, em 2021, uniu-se a outros pesquisadores para descrever o comportamento de respiração por bolhas em diversas espécies de lagartos semiaquáticos do gênero Anolis.

“Muitas colaborações surgiram de algumas perguntas bem básicas — muitos de nós assistindo a esses vídeos, imaginando como isso acontece, por que isso acontece”, ela disse.

Para o novo estudo, Swierk investigou a espécie Anolis aquaticus, que vive perto de riachos florestais no sudoeste da Costa Rica e oeste do Panamá. Ela descobriu que a formação de bolhas afetava diretamente o tempo que um anole poderia permanecer submerso.

Durante os experimentos, os anoles que respiravam usando bolhas permaneceram submersos por 3 minutos e meio em média. Tempo cerca de 32% mais longo do que os anoles que foram impedidos — por meio da aplicação de um emoliente em partes de suas cabeças — de formar bolhas de ar.

“Eles podem prolongar seus mergulhos usando essas bolhas de respiração”, disse Swierk.

Leia mais

Carreta perde controle, colide contra muro em avenida em Manaus

Marcilon Souza

CAA Celebra 28 Anos com Grande Festa e Sorteios Imperdíveis

Central de Jornalismo

Setembro Amarelo: A importância dos cuidados com a saúde mental dos servidores públicos

Central de Jornalismo

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais