17 de novembro de 2025
DestaquesEsportes

Lamine Yamal e Vinicius Jr. são os principais alvos de racismo na La Liga, aponta estudo

Um relatório do Observatório Espanhol do Racismo e da Xenofobia (Oberaxe) aponta que Lamine Yamal, do Barcelona, e Vinicius Júnior, do Real Madrid, são os principais alvos de mensagens racistas nas redes sociais no contexto da La Liga.

Das 33.438 mensagens analisadas, 60% dos ataques racistas se dirigiam a Lamine Yamal, de 18 anos, enquanto Vinicius Jr. respondia por 29% dos casos. Outros jogadores citados incluem Kylian Mbappé (3%), Iñaki Williams (2%), Alejandro Balde (2%) e Brahim Díaz (2%).

De acordo com Tomás Fernández, diretor do Oberaxe, os insultos contra Yamal combinam conotação racial e xenófoba, enquanto os ataques contra Vinicius Jr. focam principalmente na cor da pele.

O estudo mostra que os clubes que mais concentram ataques de ódio são o Real Madrid (34%), Barcelona (32%) e Real Valladolid (17%). Os picos de mensagens agressivas coincidem com jogos de grande repercussão, especialmente o El Clásico, com termos ofensivos como “macaco” e “volta para o seu país” direcionados aos atletas.

 

 

Leia mais

Harmonização íntima masculina cresce no Brasil e especialista de Manaus cria técnica exclusiva

Matheus Valadares

Diogo Nogueira ainda avalia agenda com Paolla Oliveira no próximo Carnaval

Matheus Valadares

STF publica ata e prisão de Bolsonaro se aproxima

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!