Um relatório do Observatório Espanhol do Racismo e da Xenofobia (Oberaxe) aponta que Lamine Yamal, do Barcelona, e Vinicius Júnior, do Real Madrid, são os principais alvos de mensagens racistas nas redes sociais no contexto da La Liga.
Das 33.438 mensagens analisadas, 60% dos ataques racistas se dirigiam a Lamine Yamal, de 18 anos, enquanto Vinicius Jr. respondia por 29% dos casos. Outros jogadores citados incluem Kylian Mbappé (3%), Iñaki Williams (2%), Alejandro Balde (2%) e Brahim Díaz (2%).
De acordo com Tomás Fernández, diretor do Oberaxe, os insultos contra Yamal combinam conotação racial e xenófoba, enquanto os ataques contra Vinicius Jr. focam principalmente na cor da pele.
O estudo mostra que os clubes que mais concentram ataques de ódio são o Real Madrid (34%), Barcelona (32%) e Real Valladolid (17%). Os picos de mensagens agressivas coincidem com jogos de grande repercussão, especialmente o El Clásico, com termos ofensivos como “macaco” e “volta para o seu país” direcionados aos atletas.
