7 de janeiro de 2026
DestaquesPolítica

Lei em Manaus proíbe uso de verbas públicas para contratar artistas que promovem violência ou sexualização

Nova norma sancionada pelo Executivo veta financiamento de obras com conteúdo considerado impróprio; análise prévia será feita por conselhos culturais

Jimmy Geber/Assessoria

Entrou em vigor a Lei nº 593/2025, de autoria do vereador Roberto Sabino (Republicanos), que proíbe o uso de verbas públicas municipais para contratar artistas cujas obras contenham apologia ao crime, violência ou sexualização excessiva.

A lei, sancionada no dia 11 de junho de 2025 pelo Executivo, agora integra o conjunto de normas da legislação cultural de Manaus.

De acordo com o texto, antes da contratação de atrações artísticas com recursos da Prefeitura, os membros do Conselho Municipal de Cultura e da Manauscult (Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos) deverão avaliar previamente o conteúdo das obras. O objetivo é verificar se o material está em conformidade com os critérios estabelecidos.

O vereador Roberto Sabino afirmou que a medida visa preservar os valores culturais e promover responsabilidade no uso dos recursos públicos.

“Tenho o sentimento de dever cumprido ao saber que os recursos da nossa cidade serão utilizados com mais responsabilidade. Não podemos permitir que obras que incentivem a violência ou a sexualidade tenham financiamento de dinheiro público. Essa é uma ação em defesa da sociedade, principalmente das nossas crianças e adolescentes”, declarou o parlamentar.

Além disso, Sabino reforçou que a cultura tem papel essencial na formação da sociedade.

“Defender o bem-estar coletivo é também garantir que os eventos promovidos com recursos públicos estejam alinhados com princípios de respeito, educação e desenvolvimento social. Esta lei representa um filtro necessário para proteger os valores que queremos para o futuro de Manaus”, completou.

Leia mais

Flamengo consulta Tottenham por Alejo Véliz e avalia contratação do atacante

Matheus Valadares

Polícia prende homem, apreende fuzis e mais de 600 cartuchos em lancha no AM

Matheus Valadares

Mulher é morta por agente do ICE em operação migratória nos EUA

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!