35.3 C
Manaus
2 de setembro de 2025
AmazonasDestaques

Lei proíbe fotografar e filmar pessoas acidentadas ou em situação vexatória no AM

Sancionada a Lei nº 5.551, de 28 de julho de 29021, que proíbe fotografar, filmar e divulgar imagens de pessoas acidentadas, em situação vexatória e a divulgação da pessoa. A multa é de 300 UFIR’s (Unidades Fiscais de Referência). No caso da pessoa fotografada ser menor de 18 anos ou se tratar de alguém com algum tipo de deficiência, a multa para quem descumprir a norma será em dobro.

A nova regra publicada no Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE) é considerada inconstitucional por membros da Ordem dos Advogados do Amazonas (OAB-AM).

Como justificativa, a deputada Joana Darc, que elaborou o projeto alega que são “incontáveis casos no Amazonas, onde pessoas acidentadas possuem suas imagens divulgadas nas redes sociais. E isso representa ofensa à imagem e à privacidade, estando passível quem postou a representação na esfera cível”, disse.

A deputada afirma que o jornalismo não será prejudicado com a lei “se realizar o trabalho levando em consideração o respeito às vítimas, borrando as imagens”, afirmou.

Em resposta ao Portal Tucumã, a Secretaria de Comunicação do governo do amazonas (Secom), informou que “A Lei foi sancionada e ainda passará por regulamentação estadual para disciplinar a sua aplicação”.

Confira a lei na íntegra

Leia mais

Vídeo de traição na Bahia viraliza após esposa flagrar marido com amiga dentro de casa

Matheus Valadares

Mulher fica em estado grave após ser atacada e cair de ponte em Tefé

Matheus Valadares

Hapvida inaugura primeira unidade premium em São Paulo

Central de Jornalismo

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!