27.3 C
Manaus
14 de maio de 2024
CidadeDestaques

Leitos de UTI no Delphina para tratamento contra Covid-19 no AM têm 98% de ocupação

O Hospital Delphina Aziz, referência no tratamento de pacientes com Covid-19 no Amazonas, tem 98% dos leitos de UTI ocupados. O número, registrado neste domingo (25), se aproxima do pico de internações que o hospital chegou a registrar durante a pior fase da pandemia no estado, entre os meses de abril e maio.

Até o domingo, o número de mortes pelo novo coronavírus no estado já passava de 4,4 mil. No final de setembro, um aumento significativo no número de internações em Manaus fez o governo fechar novamente bares e flutuantes, como uma medida de tentar conter a transmissão desenfreada do vírus na cidade. O decreto termina nesta segunda-feira (26).

Na planilha divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), o Hospital Delphina Aziz tinha, até o domingo (25), 35 leitos de UTI ocupados, sobrando apenas dois para novos pacientes com Covid – taxa de ocupação de 94%. Já os leitos de UTI destinados para pacientes com outras doenças tem 100% de ocupação, com 53 internações.

Em relação aos leitos clínicos de Covid, a ocupação também bate 94%. Segundo o governo, o hospital tem 162 leitos e até o domingo (25), havia 153 pacientes, restando apenas nove disponíveis. No caso dos leitos não Covid, a ocupação é menor. São 100 leitos no total, sendo 46 ocupados e 54 disponíveis.

G1 chegou a questionar a Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas (SES-AM) sobre a ocupação do Hospital Delphina Aziz. Em nota, a secretaria informou que governo colocou em operação o Plano de Contingência para o período Sazonal da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), que vai de novembro a junho, período que coincide com aumento dos casos de doenças respiratórias, incluindo Covid-19. O plano tem como principal objetivo aumentar o número de leitos para Covid-19 e reduzir as internações por outras causas na rede estadual de Saúde.

A secretaria chegou a informar também que o estado recebeu, no domingo (25), 30 respiradores doados pelo Ministério da Saúde, que fazem parte desse plano de expansão de leitos da unidade, que é referência para as SRAGs.

Ainda conforme a nota, nesta segunda-feira (26) inicia outra estratégia do plano que é a realização de cirurgias ortopédicas no período noturno com o objetivo de acelerar as desospitalizações de pacientes internados por causas externas. Os pacientes internados com problemas vasculares e para cirurgias de vias biliares estão sendo transferidos para atendimento em unidades de retaguarda da rede estadual de saúde Segundo a SES, o plano de contingência foi elaborado com antecedência e agora está entrando na fase operacional, devido o aumento nas internações por Covid-19.

Leia mais

Petrobras: Prates pede que conselho avalie fim de mandato

Matheus Valadares

VEJA: Criança desaparece por mais de 5 horas e morre após ficar presa em buraco no Maranhão

Matheus Valadares

Polícia procura homem desaparecido em Manaus

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais