Seguem no Distrito Federal as especulações e apostas sobre quem vai ocupar as duas cadeiras do Supremo Tribunal Federal (STF) que ficarão vagas em 2023, com as aposentadorias dos ministros Ricardo Lewandowski e Rosa Weber. Lewandowski sairá primeiro, em maio, e para o seu lugar pelo menos dois nomes já colecionam apoios.
De acordo com Guilherme Amado, colunista do Metrópoles, o primeiro é Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Ele mantém boa relação com a equipe do governo Lula, além de ser bem quisto por ministros do STF, como o próprio Lewandowski.
O segundo nome Ă© do advogado Pierpaolo Cruz Bottini, que Ă© muito prĂłximo de Lewandowski e, assim como Dantas, possui transita com facilidade pela ala do PT.
Já para a vaga de Rosa Weber, que deixará o Supremo somente em outubro de 2023, tudo indica que a indicada será indicada uma mulher. Conforme já foi divulgado na última semana, o nome mais forte até o momento é da advogada Carol Proner, esposa do cantor Chico Buarque.