13 de janeiro de 2026
DestaquesPolítica

Lewandowski deixa o STF em maio; veja os mais cotados

Seguem no Distrito Federal as especulações e apostas sobre quem vai ocupar as duas cadeiras do Supremo Tribunal Federal (STF) que ficarão vagas em 2023, com as aposentadorias dos ministros Ricardo Lewandowski e Rosa Weber. Lewandowski sairá primeiro, em maio, e para o seu lugar pelo menos dois nomes já colecionam apoios.

De acordo com Guilherme Amado, colunista do Metrópoles, o primeiro é Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Ele mantém boa relação com a equipe do governo Lula, além de ser bem quisto por ministros do STF, como o próprio Lewandowski.

O segundo nome é do advogado Pierpaolo Cruz Bottini, que é muito próximo de Lewandowski e, assim como Dantas, possui transita com facilidade pela ala do PT.

Já para a vaga de Rosa Weber, que deixará o Supremo somente em outubro de 2023, tudo indica que a indicada será indicada uma mulher. Conforme já foi divulgado na última semana, o nome mais forte até o momento é da advogada Carol Proner, esposa do cantor Chico Buarque.

Leia mais

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 20 milhões

Matheus Valadares

Passageiros reagem e espancam assaltante de ônibus na Av. Margarita

Matheus Valadares

Projeto vai estruturar a cadeia do açaí nativo e ampliar renda em Tapauá no Amazonas

Central de Jornalismo

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!