34.3 C
Manaus
23 de agosto de 2025
BrasilDestaques

Líder de assalto ao Banco Central seguirá em presídio federal

Foto: Divulgação

A Justiça do Ceará decidiu manter Antônio Jussivan Alves dos Santos, o Alemão, detido no Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná. Ele é acusado de ter liderado o furto ao Banco Central, em Fortaleza, no ano de 2005, no qual foram levados cerca de R$ 164 milhões. Santos já foi condenado duas vezes pela Justiça Federal, mas uma das condenações foi anulada.

A continuidade da prisão de Alemão no Paraná foi pedida pela Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP), que fez a solicitação em 5 de novembro argumentando que os motivos que determinaram o recolhimento em unidade prisional federal de segurança máxima não acabaram.

A pasta ressaltou que, embora o Ceará tenha inaugurado, em agosto de 2021, uma unidade prisional para acolher presos mais perigosos, o líder do furto ao Banco Central precisaria permanecer em um espaço localizado em outra região. Ao opinar sobre a questão, o Ministério Público também se manifestou pela manutenção de Alemão na penitenciária federal.

A defesa de Antônio, por sua vez, alegou que a transferência dele para um presídio federal se baseou em um falso plano de fuga e que a SAP não possuía indícios de violação prisional nem elementos que indicassem a influência do homem em um ato de indisciplina de outro preso.

Ao determinar a continuidade do preso em Catanduvas, o juiz Raynes Viana de Vasconcelos considerou que Alemão foi transferido para o sistema federal após tentar fugir em agosto de 2017 e que a rede prisional cearense enfrenta instabilidades em razão de disputas entre as principais organizações criminosas atuantes no estado.

– Entendo por necessária a permanência de Antônio Jussivan em unidade prisional localizada em outra unidade da federação, isso porque, a permanência no sistema penitenciário federal arrefece sua influência dentro e fora das unidades prisionais do Ceará, em razão do rigor adotado na segurança desses estabelecimentos – declarou o magistrado.

Leia mais

Incêndio destrói casas de madeira no bairro Morro da Liberdade

Matheus Valadares

Advogado Leonardo Saunders, filho de desembargador do TJAM, morre aos 28 anos

Matheus Valadares

Criminosos invadem residência e executam jovem com 16 tiros em Imperatriz, no Maranhão

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!