30.3 C
Manaus
8 de julho de 2025
DestaquesMundo

Lula assume comando do Mercosul em encontro frio com Javier Milei

Na ocasião, ele preferiu participar de um evento conservador promovido por Eduardo Bolsonaro, em Santa Catarina.

Foto: Reprodução/Oficina del Presidente/YouTube

Nesta quinta-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu oficialmente o comando do Mercosul, sucedendo o presidente da Argentina, Javier Milei. A cerimônia foi marcada por um clima frio e estritamente protocolar, evidenciando as diferenças políticas entre os dois líderes.

Foi a primeira visita de Lula à Argentina desde que Milei assumiu o cargo, em dezembro de 2023. O país vizinho é o principal parceiro comercial do Brasil na América do Sul, mas as relações institucionais entre os presidentes seguem distantes.

Lula e Milei mantêm distância em cerimônia do Mercosul

O cumprimento entre os dois presidentes foi breve e formal, sem abraços ou sorrisos. Essa frieza já era esperada, considerando o histórico de embates públicos entre os líderes, que defendem visões opostas sobre economia, sociedade e governança.

Javier Milei, que se define como “anarcocapitalista”, tem atacado Lula desde a campanha presidencial argentina. Na época, acusou o presidente brasileiro de ser um “comunista nervoso” e o responsabilizou, sem provas, por supostamente financiar seu oponente, Sergio Massa.

Conflito ideológico entre os líderes marca a relação Brasil-Argentina

Poucos dias antes do segundo turno da eleição na Argentina, Lula se manifestou indiretamente ao dizer que os argentinos “mereciam um presidente que valorizasse a democracia”. Após a vitória de Milei, Lula optou por não comparecer à posse, que contou com a presença de Jair Bolsonaro entre os convidados internacionais.

Por sua vez, Milei já visitou o Brasil duas vezes, mas não compareceu à 64ª Cúpula do Mercosul, realizada em julho de 2023. Na ocasião, ele preferiu participar de um evento conservador promovido por Eduardo Bolsonaro, em Santa Catarina.

Com Lula agora à frente do bloco, a expectativa é de que o Brasil tente reposicionar o Mercosul como um ator relevante nas negociações internacionais. No entanto, as diferenças ideológicas entre os presidentes de Brasil e Argentina continuam sendo um obstáculo para uma cooperação mais estreita dentro do bloco.

Leia mais

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 28 milhões

Matheus Valadares

Documentário que homenageia cantora amazonense Celestina Maria é lançado nesta quinta-feira no Mercado de Origem da Amazônia

Marcelo Maciel

Sinésio Campos é reeleito presidente do PT-AM pela terceira vez consecutiva em Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!