21 de agosto de 2025
DestaquesPolícia

Lula chora em discurso após ser diplomado pelo TSE

O presidente eleito Lula (PT) e vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) foram diplomados nesta segunda-feira (12), em cerimônia realizada no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Durante discurso, Lula se emocionou e foi as lágrimas.

“O diploma que recebo hoje não é um diploma do Lula presidente. É um diploma do povo brasileiro que reconquistou o direito de viver na democracia nesse país. Quero pedir desculpas pela emoção. Quem passou o que eu passei nesses últimos anos, e estar aqui agora, é a certeza que Deus existe. Eu sei o quanto custou, não apenas a mim, mas ao povo brasileiro a espera para reconquistarmos a democracia”, declarou o presidente eleito.

Na sequência, Lula agradeceu ao povo que o fez se tornar pela terceira vez presidente do Brasil e firmou compromissos com a população.

“Farei todos os esforços para, junto com Geraldo Alckmin, cumprir o compromisso que assumi não apenas durante a campanha, mas ao longo da vida: fazer do Brasil um país mais desenvolvido e justo, com a garantia de dignidade e qualidade de vida, sobretudo aos mais necessitados”, disse.

Lula ainda afirmou que a cerimônia de diplomação é uma celebração da democracia, após ter sido ameaçada e atacada de diversas formas durante o processo eleitoral.

“Os inimigos da democracia lançaram dúvidas sobre as urnas eletrônicas, cuja confiabilidade é reconhecida em todo o mundo. Criaram obstáculos de última hora para que eleitores fossem impedidos de chegar a seus locais de votação. Tentaram comprar o voto dos eleitores, com falsas promessas e dinheiro farto, desviado do orçamento público. Intimidaram os mais vulneráveis com ameaças de suspensão de benefícios, e trabalhadores com o risco de demissão sumária, caso contrariassem interesses de empregadores. Quando se esperava um debate político democrático, a Nação foi envenenada com mentiras produzidas no submundo das redes sociais. Semearam a mentira e o ódio, e o país colheu uma violência política que só se viu nas páginas mais tristes da nossa história. Mas a democracia venceu”, comentou Lula.

Lula encerrou seu discurso falando que vai lutar contra injustiças em seu terceiro mandato.

“É com o compromisso de construir um verdadeiro Estado democrático, garantir a normalidade institucional e lutar contra injustiças que recebo pela 3ª vez o diploma de presidente eleito do Brasil – em nome da liberdade, da dignidade e da felicidade do povo. Muito obrigado”, encerrou.

Leia mais

Motociclista avança sinal vermelho, colide em ônibus e morre na zona oeste de Manaus

Matheus Valadares

Ucrânia sofre maior ataque aéreo russo desde julho

Matheus Valadares

PF indicia Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro por tentativa de golpe e coação no curso do processo

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!