27.3 C
Manaus
31 de julho de 2025
DestaquesPolítica

Lula critica tarifas dos EUA e rejeita Guerra Fria contra a China

A China afirmou que está pronta para trabalhar com o Brasil na defesa de um comércio multilateral justo, criticando as tarifas impostas por Trump

© Ricardo Stuckert/PR

A dois dias da entrada em vigor das novas tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou, em entrevista ao jornal The New York Times, que o Brasil negociará como país soberano e não aceitará ser envolvido em uma nova Guerra Fria contra a China.

De acordo com Lula, as tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros são motivo de preocupação econômica e tecnológica, mas o Brasil não aceitará negociar como país submisso.

“O Brasil negociará como um país soberano. Não vamos abaixar a cabeça nem estufar o peito. Vamos buscar equilíbrio, respeito mútuo e diálogo entre Estados”, afirmou o presidente.

Todavia, ele também destacou que, se houver aplicação das tarifas como retaliação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, então os consumidores dos dois países pagarão o preço.

Sem diálogo com Washington, diz Lula

Lula revelou que tentou estabelecer canais diplomáticos com o governo norte-americano, designando ministros e enviando uma carta formal em 16 de maio. No entanto, segundo ele, a única resposta foi a publicação do tarifaço no site de Donald Trump.

“Espero que a civilidade retorne à relação Brasil-EUA. O tom da carta dele é de quem não quer conversar”, disse o presidente.

Brasil se recusa a entrar em Guerra Fria com a China

Questionado sobre o posicionamento frente à disputa comercial entre Estados Unidos e China, Lula foi claro:

“Se eles quiserem uma Guerra Fria, não aceitaremos. O Brasil venderá para quem quiser comprar e pagar melhor. Não tenho preferência, tenho interesse.”

Ademais, a China afirmou que está pronta para trabalhar com o Brasil na defesa de um comércio multilateral justo, criticando as tarifas impostas por Trump.

 

Leia mais

Irmão de João Branco é preso com armas e placas de carro no Valparaíso

Matheus Valadares

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 76 milhões

Matheus Valadares

Alexandre de Moraes acompanha jogo entre Corinthians e Palmeiras após sanções dos EUA

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!