27 de dezembro de 2025
DestaquesPolítica

Lula cobra líderes mundiais por compromisso com o Acordo de Paris durante Cúpula do Clima em Belém

Presidente alertou que o planeta ainda caminha para um aquecimento acima de 2 °C e defendeu taxação de grandes fortunas para financiar ações ambientais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo, nesta sexta-feira (7), durante a Cúpula do Clima em Belém (PA), para que os países reafirmem o compromisso com o Acordo de Paris, que completa dez anos. Segundo ele, o mundo ainda está longe de cumprir as metas para conter o aquecimento global.

“O mundo ainda está distante de atingir o objetivo do Acordo de Paris. A pergunta que precisamos fazer é: estamos realmente fazendo o melhor possível? A resposta é: ainda não”, afirmou Lula.

O presidente destacou que América Latina, Ásia e África correm o maior risco de se tornarem inabitáveis nas próximas décadas. Ele alertou para o desaparecimento de ilhas no Caribe e no Pacífico com o avanço do nível do mar.

Lula defendeu a atualização das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e o fortalecimento das metas climáticas. Assim, o presidente afirmo que o Brasil quer fazer de Belém o marco da renovação do Acordo de Paris.

Entre as propostas apresentadas, o presidente sugeriu que a COP na Amazônia reconheça o papel das comunidades indígenas e tradicionais na preservação ambiental. Portanto, defendeu a criação do Mapa do Caminho Baku-Belém, que busca mobilizar US$ 1,3 trilhão anuais para mitigação e adaptação climática.

Dívidas por ações climáticas

Lula também criticou o modelo de empréstimos para países em desenvolvimento e defendeu troca de dívidas por ações climáticas. Além disso, pediu taxação de grandes fortunas e corporações multinacionais para financiar políticas ambientais.

“O indivíduo do 0,1% mais rico emite, num único dia, mais carbono do que os 50% mais pobres durante um ano inteiro. É legítimo exigir deles maior contribuição”, afirmou.

O presidente encerrou seu discurso defendendo a criação de um Conselho do Clima na ONU e reforçou a importância do multilateralismo:

“A Terra é única, a humanidade é uma só. A resposta tem que vir de todos para todos.”

A Cúpula do Clima encerra nesta sexta-feira (7) e reuniu líderes e representantes de mais de 70 países em Belém, em preparação para a COP30, que será realizada de 10 a 21 de novembro, também na capital paraense

Leia mais

Motorista que causou acidente na Avenida Oitis morre em hospital

Matheus Valadares

PM encerra festa de Natal do tráfico e prende cinco no bairro Compensa

Matheus Valadares

Mulher ataca professora após confundi-la com amante em Tefé

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!